Saltar para o conteúdo

Bartolomeu Bueno da Silva: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 189.73.203.121 para a última versão por Picture Master, de 02h24min de 30 de janeiro de 2013 (UTC)
Linha 26: Linha 26:
A [[Rodovia Anhanguera]], em [[São Paulo (estado)|São Paulo]], com 453 km de extensão, é assim denominada em sua homenagem.
A [[Rodovia Anhanguera]], em [[São Paulo (estado)|São Paulo]], com 453 km de extensão, é assim denominada em sua homenagem.


==Ver também ==
==Ver tamb
* [[Bartolomeu Bueno]]


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 11h29min de 14 de maio de 2013

Bartolomeu Bueno da Silva

Estátua localizada na Avenida Paulista
Nascimento 1672
Parnaíba, Capitania de São Vicente,  Brasil
Morte 1740
Vila Boa de Goiás, Capitania de São Paulo
Nacionalidade Portuguesa
Ocupação Bandeirante
Religião Católica

Bartolomeu Bueno da Silva mais conhecido como o Anhanguera (Nasceu em Parnaíba em 1672 - Faleceu em Vila Boa de Goiás em 19 de setembro de 1740) foi um bandeirante português da colônia do Brasil e memorável colonizador do Brasil central Goiás.[1]

Herdou do pai o nome e também o apelido, Anhangüera, que significa diabo velho, por causa do episódio em que seu pai ateou fogo a um pouco de aguardente a fim de amedrontar os índios e obrigá-los a revelar o local de uma jazida. Com 12 anos passou a acompanhar o pai nas expedições ao território goiano, mas com a descoberta de ouro em Minas Gerais, estabeleceu-se em Sabará e mais tarde em São João do Pará e Pitangui, onde foi nomeado assistente do distrito.

Devido aos constantes voltou a Parnaíba para organizar uma bandeira para retornar a Goiás. Partiu de São Paulo 1722 e durante quase três anos explorou os sertões goianos em busca da lendária serra dos Martírios. Finalmente encontrou ouro no rio Vermelho.

Foi nomeado capitão-mor das minas por D. João V em 1726, fundou o arraial de Santana, depois Vila Boa de Goiás em 1739, atualmente cidade de Goiás, mais conhecida como Goiás Velho. Foi acusado de sonegação de impostos em 1733 começou a perder prestígio junto a coroa e sua autoridade foi progressivamente sendo limitada pelos delegados do rei e, com a persistência das lutas internas e as suspeitas de contrabando levaram ao estabelecimento de uma ouvidoria e à criação da capitania de Goiás, morreu em 1740, pobre e destituído de poder na Vila Boa de Goiás.

A Rodovia Anhanguera, em São Paulo, com 453 km de extensão, é assim denominada em sua homenagem.

==Ver tamb

Referências