Base Aérea de Monte Real

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para a antiga Base Aérea N.º 5 (1953 - 1957), veja Regimento de Infantaria N.º 10.
Lockheed C-130H Hercules

A Base Aérea N.º 5 (BA5) MHC, localizada na localidade de Serra do Porto de Urso - Monte Real, freguesia do concelho de Leiria é um aeródromo militar da Força Aérea Portuguesa vocacionado sobretudo para a aviação de caça.

História[editar | editar código-fonte]

A base foi inaugurada em 4 de Outubro de 1959, sendo na altura equipada com aviões de caça F-86F Sabre. A base foi desde sempre destinada a defesa aérea, tendo sido construída num local central do território Continental Português, de modo a permitir a intervenção rápida dos seus caças em qualquer ponto do território.

A 1 de Outubro de 2012 foi feita Membro-Honorário da Ordem Militar de Cristo.[1]

Foram operados pela Base os seguintes meios aéreos:

Meios Aéreos actuais[editar | editar código-fonte]

Como missões secundárias executa operações de apoio aéreo ofensivo e interdição aérea. Desde Novembro de 2005 a Esquadra 301 "Jaguares" foi transferida da Base Aérea de Beja para Monte Real, passando a operar os F-16A/B MLU.

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Base Aérea N.º 5". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 3 de dezembro de 2014