Base comum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Amplificador base comum

Em eletrônica, base comum se refere a um tipo de configuração do transistor bipolar na qual sua base é conectada ao terra ou ao ponto comum do circuito.

Este arranjo é utilizado menos que as outras configurações em circuitos de baixa frequência, porém é comumente utilizado para amplificadores que requerem uma impedância de entrada baixa. Como por exemplo temos o pré-amplificador de microfones com bobina móvel.

Ele é comumente utilizado para amplificadores VHF e UHF aonde a baixa capacitância da saída à entrada é de importância crítica. Esta baixa capacitância se deve, em parte, ao efeito de exame da base que está conectada ao terra quando as frequências do sinal são consideradas.

Característica[editar | editar código-fonte]

(As linhas paralelas indicam componentes em paralelo.)

Ganho de tensão:

Com CE:
Resistência de entrada
Ganho de corrente
Resistência de saída

As variáveis que não se encontram no esquema elétricos são:

  • gm é a transcondutância em siemens. dada por , onde:
    • é a corrente de entrada no coletor
    • é a tensão térmica, calculada a partir da constante de Boltzmann, da carga de um elétron, e da temperatura do transistor em kelvins. Em uma temperatura de um ambiente fechado este valor é cerca de 25 mV
  • é o ganho de corrente em baixas frequências (comumente chamado de hFE). Este é um parâmetros específico para cada transistor, e pode ser encontrado em seu datasheet.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal: