Saltar para o conteúdo

Basílica-Catedral de São Pedro e Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Basílica-Catedral de S. Pedro & Paulo
Basílica-Catedral de São Pedro e Paulo
Basílica-Catedral de S. Pedro & Paulo em Filadélfia
Informações gerais
Tipo catedral, basílica menor
Estilo dominante Neorrenascença
Arquiteto(a) Napoleon LeBrun
Constantino Brumidi
Início da construção 1846
Fim da construção 1864
Religião catolicismo
Diocese Filadélfia
Sacerdote Charles J. Chaput, OFM, Cap.
Página oficial http://cathedralphila.org/
Geografia
País  Estados Unidos
Cidade Filadélfia, Pensilvânia
Coordenadas 39° 57′ 26,23″ N, 75° 10′ 08,18″ O
Mapa
Localização em mapa dinâmico

A Basílica-Catedral de São Pedro & Paulo (em inglês: Cathedral Basilica of Saints Peter and Paul) é uma catedral católica romana localizada na Filadélfia, Pensilvânia, nos Estados Unidos. É casa da Arquidiocese de Filadélfia. É a maior igreja católica na Pensilvânia e listados sobre o Registro Nacional de Lugares Históricos dos Estados Unidos como Catedral de São Pedro e São Paulo.[1] Em 1979, a Catedral foi visitado por João Paulo II, onde ele passou a celebrar uma missa.

Com a sua fachada majestosa, abóboda, altar principal ornamentado, oito capelas laterais e um santuário principal que confortavelmente detém 2.000 adoradores, a Catedral-Basílica de São Pedro e São Paulo é a maior estrutura de arenito e uma das estruturas mais arquitetonicamente eminentes na cidade de Filadélfia. Erguida em 1864, a catedral, apresentado em um estilo romano-coríntia de arquitetura, é baseada na Basílica de Santo Ambrósio e São Carlos, em Roma. Seu fachada Palladiana e a aqua cúpula de cobre oxidado são ao estilo renascentista italiana, e o interior é espaçoso, com uma abside de grande porte com vitrais e mármores antigos em vermelho em magníficas proporções que lembram igrejas romanas. Foi amplamente decorada por Constantino Brumidi, que também pintou a cúpula do Capitólio, em Washington. Um Baldichino sobre o altar principal e os três altares em cada um dos corredores laterais acentuam esse estilo renascentista italiano. Também nas entranhas do edifício, é o compacto a "Cripta dos Bispos".

Referências

  1. John Byrne. «National Register of Historic Places» (em inglês). National Register of Historic Places. Consultado em 16 de outubro de 2012 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Basílica-Catedral de São Pedro e Paulo
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.