Bat Masterson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bat Masterson
Nascimento 26 de novembro de 1853
Quebec
Morte 25 de outubro de 1921 (67 anos)
Nova Iorque
Sepultamento Cemitério de Woodlawn
Cidadania Estados Unidos
Ocupação jornalista
Causa da morte ataque cardíaco

William Barclay "Bat" Masterson (26 de novembro de 185325 de outubro de 1921) foi uma figura legendária do Velho Oeste americano.

Ele foi caçador de búfalos, batedor do exército, jogador, delegado de fronteira, delegado federal, além de uma carreira como colunista e editor de esportes de um jornal de Nova Iorque. Descendente de Irlandeses, ele nasceu em Henryville, Quebec. Dizem que sua mãe (irlandesa com ascendência espanhola), era filha de Adrian Tenório, delegado e comerciante na região central espanhola. Conta-se que o apelido de "Bat" (Morcego), surgiu quando um desses animais sibilou pela igreja quando de seu batismo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Masterson nasceu em 26 de novembro de 1853, [nota 1] Em Henryville, Quebec, no Eastern Townships do que era então conhecido como Canada East. Ele foi batizado com o nome de Bartolomeu Masterson.[1] Masterson foi o segundo filho de Thomas Masterson (ou Mastersan), que nasceu no Canadá de uma família irlandesa, e Catherine McGurk (ou McGureth), que nasceu na Irlanda.[nota 2]

Pistoleiro e Oficial de Polícia com poderes delegados (MARSHAL)[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro tiroteio ocorreu em Sweetwater, Texas (depois Mobeetie), (1876) quando arrumou uma briga por causa de uma garota. Nesse mesmo ano encontrou Wyatt Earp em Dodge City (Kansas), de quem foi ajudante. Nessa cidade ele publicou em 1884 o Vox Populi, sobre a política da cidade (continuaria a escrever como jornalista até a sua morte). Foi eleito xerife em Ford County, Kansas, ficando no cargo até 1879. Depois disso ele se tornou jogador, embora tenha sido ainda delegado federal em Trinidad, Colorado. Deixando o Oeste, ele foi para Nova Iorque onde se tornou deputado indicado pelo presidente Theodore Roosevelt. Ficou no cargo de 1908-1912.

Morreu de um ataque do coração em 1921. Está sepultado no Cemitério de Woodlawn.

Série de televisão[editar | editar código-fonte]

Gene Barry como Bat Masterson em 1960

Bat Masterson foi uma série de televisão com 108 episódios, produzida para o canal NBC, de 1958 a 1961. No papel título estava o ator Gene Barry. Na série Masterson aparecia como um galante jogador, sempre bem vestido com seu chapéu-coco e sua inseparável bengala. A música tema ficou famosa no Brasil, sendo que a versão para o português foi um dos maiores sucessos do cantor Carlos Gonzaga.

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

A Dell Comics , publicou a adaptação da série aos quadrinhos, nas revistas Four Color Comics #1013 e Bat Masterson #2-9 (1960-62). Nas capas havia fotos da série. O escritor foi Gaylord Du Bois e nos desenhos, a participação do artista Neal Adams em um de seus primeiros trabalhos.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

Notas

  1. Outras datas são citadas em algumas fontes de Colin, mas seu batismo está registrado no Arquivo de Quebec em um registro datado de 27 de novembro de 1853, deixando claro que ele nasceu no dia anterior. (Veja DeArment, Robert K., "Bat Masterson, O Homem e a Lenda", University of Oklahoma Press, 1979, pp.9-10.)
  2. Bat Masterson mais tarde afirmou em um formulário de recenseamento dos EUA que ele nasceu em Illinois ou Missouri, mas provavelmente por nunca ter se preocupado em se naturalizar, apesar de ter votado e ocupado cargos públicos.