Bell Helicopter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bell Aircraft Corporation)
Ir para: navegação, pesquisa
Bell Helicopter
Tipo Subsidiária
Indústria Aeroespacial
Fundação 1935
Fundador(es) Lawrence Dale Bell
Sede Fort Worth, Texas, Estados Unidos
Áreas servidas Mundo
Proprietário(s) Textron
Presidente John Garrison[1]
Produtos Helicópteros e VTOLs

Bell Helicopter é uma fabricante de helicópteros americana, fundada em 1935 por Lawrence Dale Bell, sob o nome Bell Aircraft Corporation. Atualmente é uma das maiores fabricantes de helicópteros no mundo.

História[editar | editar código-fonte]

A empresa foi fundada em 10 de julho de 1935 como Bell Aircraft Corporation, por Lawrence Dale Bell, em Buffalo, Nova Iorque. A empresa era focada em design e à construção de aeronaves de caça. Seus primeiros caças foram o XFM-1 Airacuda, um caça bimotor para atacar bombardeiros, e o P-39 Airacobra.

O Bell 30 foi um dos primeiros helicópteros da história, e o primeiro da empresa.

O P-59 Airacomet, o primeiro caça a jato americano, e o P-63 Kingcobra, o sucessora da P-39, e o Bell X-1, o primeiro jato super-sônico, também foram produtos de Bell.[2]

Em 1941, a Bell contratou Arthur M. Young, um inventor talentoso, para fornecer conhecimentos para o desenvolvimento do um helicóptero. O Bell 30 foi o seu primeiro helicóptero, que voou em 29 de dezembro de 1942.

Seu segundo helicóptero, o Bell 47, voou em 8 de dezembro de 1945, e viria a se tornar um sucesso na aviação civil e militar.[3]

Em 1960, a Textron comprou a Bell Aerospace. A Bell Aerospace foi composta por três divisões da Bell Aircraft Corporation, incluindo sua divisão de helicópteros, que havia se tornado sua única divisão continua a produzir uma aeronave completa. A divisão de helicópteros foi renomeado para Bell Helicopter Company e, em poucos anos, com o sucesso do UH-1 durante a Guerra do Vietnã, se estabeleceu como a maior divisão da Textron.

O Bell 47, o segundo helicóptero da empresa. Na foto acima um exemplar restaurado alemão.

Em Janeiro de 1976, a Textron mudou o nome da empresa novamente para Bell Helicopter Textron.

Lista de produtos[editar | editar código-fonte]

Helicópteros comerciais[editar | editar código-fonte]

Referências