Amarillo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Amarillo
Localidade dos Estados Unidos Estados Unidos
Amarillo Texas Downtown.jpg
Vista do centro comercial de Amarillo
Amarillo está localizado em: Texas
Amarillo
Localização de Amarillo em Texas
Amarillo está localizado em: Estados Unidos
Amarillo
Localização de Amarillo nos Estados Unidos
Dados gerais
Fundado em 1887
Incorporado em 1892
Localização
35° 11' 57" N 101° 50' 43" O
Condado Condado de Randall e Condado de Potter
Estado  Texas
Tipo de localidade Cidade
Características geográficas
Área 233,9 km²
- água 1,2 km²
População (2016) 201 324 hab. (860)
Códigos
Sítio web www.ci.amarillo.tx.us

Portal Portal Estados Unidos

Amarillo é uma cidade localizada no estado norte-americano do Texas, nos Condados de Randall e Potter (no panhandle do Texas).

Amarillo, originalmente chamada Oneida, é situada na reagião do Llano Estacado. A disponibilidade de rodovias e serviço de cargas contribui para o crescimento da cidade como centro comercial de gado no final do século XIX.

Amarillo se auto-proclama a "Capital Mundial do Hélio por ter um dos solos mais ricos em hélio dos Estados Unidos. A cidade também é conhecida como "Rosa Amarela do Texas" e recentemente " Cidade Rotor dos EUA" pela sua fábrica de aeronaves híbridas V-22 Osprey. Amarillo tem uma das maiores áreas produtoras de carne dos EUA.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Transporte aéreo[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto Internacional de Amarillo Rick Husband é um aeroporto público localizado à 16 km ao leste Distrito Central de Neģócios  de Amarillo, norte da Interestadual 40. A parte da antiga Base Aérea de Amarillo foi convertida para o uso civil e virou parte do aeroporto. O aeroporto foi nomeado após o astronauta Rick Husband, um nativo de Amarillo e comandante do último voo da Space Shuttle ColumbiaSTS-107, o qual desintegrou na reentrada, matando Husband e seus colegas. O aeroporto é servido por varios voos diretos para DallasHoustonDenver, e Las Vegas.

o Aeroporto de Tradewind é um aeroporto de uso público para aviaçao geral localizado no condado de Randall, 5.6 km ao sul do centro de Amarillo O aeroporto cobre 241 hectares e tem duas pistas asfaltadas e um heliporto

o Aeroporto de Buffalo é um aeroporto de uso público para aviaçao geral localizado no condado de Randall, 17 km ao sul do centro de Amarillo. O aeroporto cobre 16 hectares e tem 2 pistas de grama.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Amarillo
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Amarillo
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.