Beneath a Steel Sky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Beneath a Steel Sky
Produtora Revolution Software
Editora(s) Virgin Interactive
Plataforma(s) DOS, Amiga, Amiga CD32
Data(s) de lançamento EUA: Março de 1994
Gênero(s) Adventure
Modos de jogo Single Player
Número de jogadores 1
Média Disquete
CD-ROM
Controles Mouse

Beneath a Steel Sky é um adventure de ficção científica cyberpunk. Apresenta elementos de comédia e foi desenvolvido pela Revolution Software e lançado pela Virgin Interactive. Foi inicialmente lançado para Dos e Amiga. O título original do jogo durante seu processo de desenvolvimento era Underworld.

O jogo foi o segundo a utlizar a engine Virtual Theatre da Revolution Software - o primeiro sendo Lure of the Temptress.

Os cenários e a sequência introdutória foram elaborados por Dave Gibbons. A sequência introdutória também foi lançada como uma revista em quadrinhos promocional.

História[editar | editar código-fonte]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O jogo ocorre em um ponto desconhecido de uma versão futura da Austrália. Nesse futuro, a Terra foi consideravelmente danificada pela poluição e pela radiação.

O garoto Robert foi o único sobrevivente de um acidente aéreo num ponto no deserto. Ele foi adotado por uma tribo indígena que lhe ensinaram o que ele precisava saber para sobreviver, além dele ter desenvolvido habildades para robótica; eles lhe deram o nome Robert Foster.

Foster, já adulto, foi capturado e teve sua tribo aniquilada por soldados oficiais de Union City enviados pela entidade computadorizada onisciente LINC. O helicóptero aonde Robert se encontrava explodiu, e mais uma vez ele foi o único sobrevivente de um acidente aéreo, deixando ele sozinho na cidade, contando apenas com uma pequena placa de circuito contendo a personalidade de Joey, seu parceiro andróide. A placa pode ser inserida e removida em diversos corpos robóticos. Isso permite que Joey mude de corpo de acordo com a situação, sendo que os corpos podem lhe prover habilidades utéis. Joey, no entanto, nem sempre fica feliz com as escolhas de Foster para corpos.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Na decadente e reprimida Union City, Foster descobre que seu nome verdadeiro é Overmann, e que ele é filho do criador do LINC. Sua mãe foi morta pelo LINC. Com a ajuda da operária Anita, Robert consegue implementar um vírus no sistema de uma fábrica de androídes, corrompendo o suprimento alimentício do LINC. No processo, Joey tem sua personalidade instalada no corpo de um androíde, e recebe o nome Ken. Ele descobre que seu pai esteve funcionando como hospedeiro para LINC, e sendo controlado pela entidade parasita. Como ele estava morrendo, a entidade planejou substituí-lo pelo seu filho, já que ele tem preferência pelo elo sangüíneo. Minutos antes do pai de Robert falecer, Ken aceita servir como novo hospedeiro da entidade. Como ele não é puramente orgânico, ele pôde passar a controlar o LINC, reorganizando Union City.

O mundo de Beneath a Steel Sky[editar | editar código-fonte]

No mundo futuro de Beneath a Steel Sky, os seis estados e dois territórios da Austrália foram consumidos pela sua capital, Sydney, e são descritos como "cidades-estados".

Union City passor a ser a segunda maior das seis cidades-estados após a aquisição de Asio-City. Notavelmente, ASIO é o nome da agência de inteligência internacional da Austrália.

Após a 'Guerra Euro-Americana', todos os participantes concordaram em estabelecer um conjuntos de ideais descritos como 'principíos neo-democáticos', que removeria toda a representação operária e os benefícios sociais.

Há referências na história que envolvem um conflito comercial entre Union City e a corporação Hobart.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
  • Robert Foster: O herói, sobrevivente de um desastre aéreo que matou sua mãe, criado por uma tribo indígena. Passou a vida sem conhecer o pai. Foi seqüestrado à mando de LINC para servir como novo hospedeiro. Descobre que seu sobrenome na verdade é Overmann.
  • Joey: O robô amigo de Foster. Sarcástico e pessimista.
  • Anita: Operária que trabalha numa fábrica de tubos e canos. Programou um vírus para destruir o sistema da fábrica de andróides que protegem o LINC. Devido ao fato de que sua classe não era alta o bastante, não teve direito a usar uma roupa protetora contra radiação ao ter que trabalhar perto de um reator. Morreu queimada pela radiação.
  • Dr. Overmann: Pai de Robert, criador do LINC. Servindo como hospedeiro do LINC, quando devia estar controlando ele, acabou tendo sua mente afetade, o que o levou a causar o acidente aéreo que matou sua esposa. Também provocou um acidente na nave que trazia seu filho raptado, tentando poupá-lo do destino de servir de hospedeiro. Morreu de velhice após reencontrar seu filho.
  • Ken: A personalidade de Joey aplicada à um andróide. Passa a servir como novo hospedeiro do LINC, mas mantendo controle total sobre a entidade.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O jogo foi sucesso de critíca na Inglaterra e nos Estados Unidos, recebendo notas altas em revistas especializadas e chegando a receber o Golden Joystick Award para 'Melhor Adventure'.

Créditos[editar | editar código-fonte]

Produtores assistentes

Programação

Gráfios e animações

Vozes

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

Situação legal[editar | editar código-fonte]

Em Agosto de 2003, o jogo foi lançado como freeware e teve suporte do ScummVM, sendo possível jogá-lo no Windows, Mac OS X, Linux, Windows CE, entre outros sistemas operacionais compatíveis. Os arquivos, tanto da versão de disquete quanto do CD, estão disponíveis no site do ScummVM.

Sequência[editar | editar código-fonte]

"Beneath a Steel Sky 2 é um projeto que a Revolution têm considerado por um tempo, e comeceu a rolar alguma coisa, mas não é possível falarmos mais nada além disso.", declarou o chefe Charles Cecil em 2004. Em 4 de Março de 2004, Revolution comprou o domínio steel-sky2.com, apesar de aparentemente já ter sido vendido;

Em Agosto de 2005, Revolution anuncionou Broken Sword: The Angel of Death, então nenhuma sequência será lançada por ora. No entanto, em Setembro de 2005, Tony Warriner afirmou no fórum da Revolution que o jogo não foi cancelado, e que ele não perderia a esperança que um Steel Sky 2 surja em algum ponto no futuro. Mais recentemente, Charles Cecil falou em uma entrevista em 10 de Agosto de 2006 sobre sua admiração sobre o trabalho feito pelo ScummVM e sobre seu interesse em relação uma sequência. Ele também afirmou que caso fizesse o jogo, adoraria trabalhar com Dave Gibbons novamente.[1].

Se lançado, o jogo provavelmente será 3D, como o mais recente lançamento da série Broken Sword'.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]