Bhotiya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bhotiya
Homem bhotiya em 1938
População total

27 230

Regiões com população significativa
Nepal 27 230 [1][nota 1]
Línguas
ladaque, xerpa, tibetano tradicional, nepali, hindi e outras línguas tibéticas
Religiões

Budismo Hinduísmo

Bön

Bhotiya ou bhot (em nepali: भोटिया; romaniz.:Bhotiyā) são grupos etnolinguísticos relacionados ao povo tibetano que vivem na região do Transimalaia nos países da Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional (ASACR). A palavra bhotiya vem de bod, palavra que refere-se ao Tibete no tibetano clássico. O povo bhotyia fala numerosas línguas, incluindo o ladaque. O reconhecimento indiano de tal língua é bhoti/bhotia,[necessário esclarecer] possuindo escritos tibetanos e atualmente[quando?] encontra-se no Parlamento da Índia para tornar-se uma das línguas oficiais pela Oitava Agenda da constituição indiana.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os bhotiya identificam-se como Rajaputes Raghuvanshi e preferem ser referidos como Thakur ou Rajvanshi. Possivelmente os bhotiyas descendem dos imigrantes originais para o norte de Oude no período do nababo Asaf-ud-Daula (r. 1775–1797).[2]

Grupos étnicos do Nepal:       bhotiya      xerpas      thakalis      gurungs      kiratis      rais      limbus      neuaris      paharis      Tamangtamangs

O povo bothyia está fortemente relacionado a outros grupos e laços étnicos são porosos.[3] Um grupo é o dos butias, o principal grupo etnolinguístico do norte do estado indiano de Siquim. Um segundo grupo é o dos bhotiyas de Bhotiya dos vales altos dos Himalaias das divisões Kumaon e Garhwal do estado indiano de Uttarakhand. Este grupo inclui a tribo shauka de Kumaon, os tolchhas e os marchas de Garhwal, Gyagar Khampa de Khimling, Bhidang. Um terceiro grupo relacionado é o dos Ngalop, falantes de butanês, o principal grupo etnolinguístico do Butão. Os bhotiyas também estão relacionados a diversos grupos dispersos do Nepal e áreas adjacentes da Índia, incluindo tibetanos e xerpas.

No Nepal, os bhotiyas formam 0,1% da população. Vivem em vilarejos dispersos nos Himalaias.[3]

Notas

  1. Inclui Bhote (19,261) e Bote (7,969).

Referências

  1. Singh, R. S. N. (2010). The Unmaking of Nepal. [S.l.]: Lancer. pp. 145–146. ISBN 1-935501-28-3 
  2. Crooke, William. The Tribes and Castes of the North-western Provinces and Oudh. 3. [S.l.: s.n.] 
  3. a b Gellner D. et al (ed.) Nationalism and Ethnicity in a Hindu Kingdom: The Politics and Culture of Contemporary Nepal. Routledge, 2012 ISBN 1136649565, 9781136649561. Acessado no Google Books, 23 de novembro de 2015.


Ícone de esboço Este artigo sobre antropologia ou um antropólogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.