Biblioteca e Arquivos Nacionais do Quebec

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Biblioteca e Arquivos Nacionais do Quebec
Biblioteca e Arquivos Nacionais do Quebec
Biblioteca e Arquivos Nacionais do Quebec
Tipo biblioteca nacional, arquivo nacional, biblioteca pública, agência governamental
Designação do patrimônio inventoried in the Quebec Cultural Heritage Directory
Inauguração 1967 (57 anos)
Composto de BAnQ Gatineau, BAnQ Sept-Îles, BAnQ Rouyn-Noranda, Grande Bibliothèque, BAnQ Québec, BAnQ Vieux-Montréal
Membro de International Internet Preservation Consortium, Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, Canadian Research Knowledge Network
Administração
Diretor(a) Guy Berthiaume, Marie Grégoire
Geografia
Coordenadas 45° 30' 55.37" N 73° 33' 44.42" O
Mapa
Localização Montreal
País Canadá
https://www.banq.qc.ca/banq-glance/ Website oficial

A Biblioteca e arquivos nacionais do Quebec (em francês: Bibliothèque et Archives nationales du Québec (BAnQ),é uma empresa estatal da província de Quebec, Canadá, surgida a partir da fusão da Biblitoeca nacional do Quebec e dos Arquivos nacionais do Quebec em 2006. A Biblioteca nacional do Quebec havia se fundido anteriormente à Grande Biblioteca do Quebec em 2002.

A BAnQ tem o objetivo de oferecer acesso à cultura e ao conhecimento. Ela coleta, conserva e difunde o patrimônio documental do Quebec ou relativo ao Quebec. Oferece também serviços de biblioteca pública. Regrupa também a Grande Biblioteca, um centro de conservação e nove centros de arquivos em Montreal, Quebec, Gatineau, Rimouski, Rouyn-Noranda, Saguenay, Sept-Îles, Sherbrooke e Trois-Rivières, bem como um centro de serviço em Gaspé.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Sala de leitura na Grande Biblioteca.

Os Arquivos Nacionais do Quebec (ANQ) foram criados em 2 de setembro de 1920. A instituição tinha por objetivo gerenciar documentos históricos do Quebec bem como agrupar documentação sobre a história do Quebec. A instituição fui anexada ao Ministério da Cultura em 1961. Até 1963, a instituição chamaa-se Arquivos da Província de Quebec.

Fachada da Biblioteca sobre o Boulevard Maisonneuve em Montreal.

Em agosto de 1967, a Assembleia National do Quebec cria a Bibliteca Nacional do Quebec (BNQ), subordinada ao Ministério da Cultura. No início, a BNQ continha as obras e coleções da biblioteca de Saint-Sulpice em Montreal, que havia sido criada em 1915 pela Congregação de Saint-Sulpice. Em 1968 a regulamentação oficial do depósito legal entra em vigor obrigando editores da província a depositar na BNQ dois exemplares de suas obras impressas, compreendendo livros, brochuras, jornais, revistas, livros artísticos e partituras. Em 1971, o governo do Quebec regionaliza os Arquivos Nacionais do Quebec, abrindo centros de arquivos em diversas regiões da província.

Um catálogo on line chamado Iris é disponibilizado ao público em 1994, permitindo acessar gratuitamente uma descrição do conjunto de obras disponíveis no acervo da biblioteca.

Em 1997, surge a iniciativa de criar uma Grande Biblioteca com o objetivo de difundir os documentos disponíveis na BNQ e na então Biblioteca Central de Montreal. A construção da Grande Biblioteca vai de 2001 a 2004 no centro de Montreal. No outono de 2004, as coleções da Biblioteca Central de Montreal e as da antiga BNQ bem como novas aquisições são disponibilizadas na nova biblioteca. Em 29 de abril de 2005 realizou-se sua abertura protocalr, e em 3 de maio de 2005 ela inicia suas atividades.

Em 31 de janeiro de 2006 a Biblioteca National do Quebec e os Arquivos Nacionais do Quebec são fundidos, dando origem à Biblioteca e Arquivos Nacionais do Quebec (Bibliothèque et Archives nationales du Québec) ou BAnQ.

Referências

  1. Site Web da BAnQ, consultado em 22 de fevereiro de 2011

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]