Big Buck Bunny

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Big Buck Bunny
Pôster promocional
 Países Baixos
30 de maio de 2008 • cor • 10 min 
Direção Sacha Goedegebure
Produção Ton Roosendaal
Roteiro Sacha Goedegebure
Gênero animação 3d / comédia
Idioma Inglês
Estúdio Blender Institute
Distribuição Blender Foundation
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Big Buck Bunny, também conhecida como Peach Open Movie, e A Rabbit's Revenge, é uma animação livre lançado em 2008 pela Blender Institute, subsidiário da Blender Foundation.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A trama segue um dia da vida do "Big Buck Bunny" quando ele conhece três roedores bullying, Frank (o líder dos roedores), Rinky e Gamera. Os roedores se divertem assediando criaturas indefesas da floresta, jogando frutas e pedras contra eles. Após a morte de duas das borboletas favoritos do coelho, e um ataque contra o mesmo, o coelho deixa de lado sua natureza gentil e orquestra um plano complexo para vingar as duas borboletas.

História[editar | editar código-fonte]

Com o sucesso do filme Elephants Dream, o Blender Institute, subsidiário da Blender Foundation, resolveu produzir uma nova animação,[1] chamada Big Buck Bunny, também conhecido como Peach Project (do inglês Projeto Pêssego). Diferente da primeira animação da Blender Foundation, os criadores de Peach prometem tornar Big Buck Bunny divertida, e não só como uma amostra das capacidades do Blender. O trabalho do filme iniciou-se em 1º de outubro de 2007, e foi concluído com sucesso em 30 de abril de 2008. O filme foi produzido, suportado por doações, pré-vendas do DVD e patrocínios. Todo o filme está sob a licença da Creative Commons 3.0 Attribution License.

Junto do filme, a Blender Foundation tem outros planos[2] para 2008, que incluem um novo jogo livre, o Apricot.[3]

Como o projeto de animação livre anterior do Blender, os desenvolvedores do Blender trabalharam extensivamente para melhorar o software de acordo com as necessidades da equipe do filme. Melhorias foram feitas na renderização de pêlos e cabelo, o sitema de partículas, mapeamento de textura, shading, renderização, restrições e skinning. Esses recursos foram liberados para o público na versão 2.46 do Blender.[4]

Assistir a animação[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Big Buck Bunny
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.