Big Four (bancos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Big Four (em português: Quatro Grandes) é o nome coloquial dado aos quatro principais bancos em vários países onde o setor bancário é dominado por apenas quatro instituições.[1]

Uso internacional[editar | editar código-fonte]

Internacionalmente, o termo "Big Four Banks" se refere tradicionalmente aos seguintes bancos centrais:[2][3]

Austrália/Nova Zelândia[editar | editar código-fonte]

Na Austrália, os "quatro grandes bancos" se referem aos quatro maiores bancos[4] por participação de mercado, que detêm entre eles 80% dos mercados de empréstimos à habitação no país. Em 2012, seu ativo total combinado é de 2,66 trilhões de dólares australianos, o que representa cerca de 200% do PIB australiano em 2011. Em ordem do total de ativos, são eles:

Uma política de longa data do governo federal na Austrália tem sido manter esse status quo, chamado de "política dos quatro pilares". A política foi mantida durante a recessão global de 2008-2009, quando a Westpac adquiriu o St.George Bank e o Commonwealth Bank adquiriram o Bankwest, reforçando o status especial dos "quatro grandes".

Ser o vizinho mais próximo da Nova Zelândia, com laços muito estreitos cultural e economicamente, ajudou a Austrália a dominar o setor bancário de lá. Geralmente chamados coletivamente de "big banks" ("grandes bancos")[6][7][8] ou de "big Aussie banks" ("grandes bancos australianos"), os "quatro grandes" bancos australianos também dominam o setor bancário da Nova Zelândia na forma de:

Juntos, eles detêm mais de 90% dos empréstimos e adiantamentos brutos na Nova Zelândia,[9] além de quase 90% de todas as hipotecas.[10]

Essas quatro subsidiárias são extremamente lucrativas e, em alguns casos, até superam as empresas reguladoras australianas.[11] A extensão em que eles dominam o setor bancário pode ser vista nos lucros: no exercício financeiro de 2012/2013, o maior dos grandes bancos, ANZ Nova Zelândia, obteve um lucro de 1,37 bilhões de dólares neozelandeses. O menor, BNZ, obteve um lucro de 695 milhões de dólares neozelandeses.[6] O Kiwibank, de propriedade estatal, o TSB Bank, o SBS Bank (anteriormente Southland Building Society) e o Heartland Bank, os quatro maiores bancos por lucro, renderam 97 milhões de dólares neozelandeses,[12] 73,5 milhões de dólares neozelandeses,[13] 14 milhões de dólares neozelandeses[14] e 7 milhões neozelandeses (embora com um resultado subjacente de cerca de 30 milhões de dólares neozelandeses), respectivamente.[15] Em outras palavras, o lucro dos próximos quatro maiores bancos da Nova Zelândia (depois dos quatro grandes) é igual a menos de 30% do menor dos quatro grandes, o BNZ.

Áustria[editar | editar código-fonte]

Os "quatro grandes" bancos da Áustria são:[16]

*entidades legais separadas que operam sob uma marca comum

Bélgica[editar | editar código-fonte]

Os quatro grandes bancos da Bélgica[17] são resultado de fusões nacionais e internacionais no início dos anos 90.

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, os "quatro grandes", segundo a Revista Exame[18] em 2016 são:

Nome Descrição Ano Ativos líquidos
Itaú Unibanco Maior banco privado 2017 452,6 bilhões de dólares
Banco do Brasil Maior Banco do Estado 2017 430,2 bilhões de dólares
Caixa Econômica Federal Banco Estatal 2017 406,0 bilhões de dólares
Banco Bradesco Banco privado 2017 391,6 bilhões de dólares

Canadá[editar | editar código-fonte]

Existem cinco bancos dominando o setor bancário canadense, portanto, a expressão "Big Five"[19][20] é usada em vez de "Big Four".

China[editar | editar código-fonte]

Durante a década de 1920, o termo "quatro grandes" se aplicava aos quatro bancos do norte da República da China (ou seja, os quatro bancos comerciais mais capitalizados do norte da China).[21] Estes foram o Yien Yieh Commercial Bank, a Kincheng Banking Corporation, o Continental Bank e o China & South Sea Bank. Eles foram contrastados com os três bancos do sul do sul da China.

Em 1949, os "quatro grandes" bancos eram o Banco da China, o Banco das Comunicações, o Banco Central da China e o Banco Agricultural da China. Todos os quatro eram de propriedade estatal. Juntamente com o Central Trust of China, Postal Savings and Remittance Bureau of China e o Central Cooperative Treasury of China, esses bancos foram chamados de "quatro bancos, duas agências, um tesouro" ou "四行两局一库".[22]

Na República Popular da China, os quatro grandes bancos comerciais estatais ("四大国有商业银行") são:

  1. Banco Industrial e Comercial da China
  2. Banco da China
  3. China Construction Bank
  4. Banco Agricultural da China

e foram descritos como tais na imprensa ocidental.[23] Todos os quatro são bancos controlados pelo estado com operações bancárias comerciais.

Referências

  1. BusinessDictionary.com, big banks, 2011.
  2. «The Big Four Central Banks Muddy The Same Sea of Liquidity». WolfStreet.com 
  3. «Top 4 Banks dominating the global economy». Investopedia 
  4. «Big four banks lower fixed rates». ABC News 
  5. «Quiggin, J. (2001), 'The 'People's Bank': the privatisation of the Commonwealth Bank and the case for a new publicly-owned bank', Australian Options» [ligação inativa] 
  6. a b Parker, Tamsyn. NZ's big banks record $3.5b profit, The New Zealand Herald, 5 de novembro de 2013. Consultado em 14 de abril de 2014.
  7. Gray, Jamie. NZ's big banks under pressure, The New Zealand Herald, 5 de agosto de 2011. Consultado em 14 de abril de 2014.
  8. «Big Four banks' New Zealand profit up». Stuff 
  9. «Insights - KPMG - NZ». KPMG 
  10. «Kiwibank has the largest mortgage market share percentage growth in 2011; ANZ NZ adds the most volume». interest.co.nz 
  11. Westpac NZ outperforms Australian parent, The New Zealand Herald, 16 de agosto de 2011. Consultado em 14 de abril de 2014.
  12. Weir, James. Kiwibank lifts profit as customer base expands
  13. TSB profit rises despite mortgage market competition, Radio New Zealand, 31 de maio de 2013. Consultado em 14 de abril de 2014.
  14. «SBS Bank lifts annual net profit nearly 22%». Radio New Zealand 
  15. «Heartland sees core growth». Radio New Zealand 
  16. «Österreich - Größte Banken nach Bilanzsumme 2016». Statista 
  17. «Grootbanken gaan bankautomaten samenvoegen: kosten besparen en betere spreiding». VRTNWS 
  18. «Os 20 maiores bancos do Brasil em valor de ativos». exame.abril.com.br 
  19. https://www.bankofcanada.ca/wp-content/uploads/2010/04/fsr_1203.pdf
  20. Kenton, Will. «The Big Five Banks in Canada». Investopedia (em inglês) 
  21. «A History of Modern Shanghai Banking» 
  22. Yao Sui: Chinese Finance History, High Education Publisher em 2007, Beijing. (em chinês: 《中国金融史》,姚遂 主编,高等教育出版社,2007年版)
  23. Li, C., China's Centralized Industrial Order (Abingdon-on-Thames: Routledge, 2015), pp. 126–147.
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Big Four (banking)».