Banco Agrícola da China

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Banco Agrícola da China
Público
Indústria Serviços financeiros
Fundação 1951
Sede Beijing, República Popular da China
Presidente Xiang Junbo

Zhang Yun

Empregados 447.519 (2007)
Website oficial http://www.abchina.com

O Banco Agrícola da China (BAC,chinês simplificado: 中国农业银行股份有限公司; chinês tradicional: 中国农业银行股份有限公司; pinyin: Zhongguo Nongye Yínháng) também conhecido como AgBank, é um dos cinco maiores bancos da República Popular da China. Fundada em 1951, sua sede é em Pequim e tem várias filiais como em toda a China continental, Hong Kong e Singapura.

O Banco Agrícola da China tem pelo menos 320 milhões de clientes de varejo, 2,7 milhões de clientes corporativos e cerca de 24 mil agências. É o terceiro maior credor da China em activos. Em 2010 vem ao de cima buscando a maior oferta pública inicial (IPO) de todos os tempos.

História[editar | editar código-fonte]

O BAC foi criada e abolida várias vezes após a República Popular da China se estabelecer em 1949. Em 1951, dois bancos fundiram-se a Farmers Bank of China e o Banco de Cooperação criando a Banco Agrícola de Cooperação que neste momento é antepassado do BAC. O primeiro banco com o nome Banco Agrícola da China foi fundada em 1955, mas em 1957 foi incorporado no Banco Central. O governo chinês formou outro banco agrícola em 1963 que também foi incorporado no Banco Central dois anos depois. O Banco Agrícola da China finalmente foi fundada em 1979 e foi reestruturada para formar uma holding denominada como Banco Agrícola da China Limited. Em Abril de 2007 o BAC foi vítima do maior roubo a um banco na história chinesa . Isso ocorreu quando dois gestores do banco em Hebei na província de Handan, foram desviados quase 51 milhões de yuans ( E.U. $ 7,5 milhões). Foi listada na Bolsa de Valores de Xangai e Hong Kong em Julho de 2010.

IPO 2010[editar | editar código-fonte]

O BAC foi um do ultimo banco a sair dos quatro grandes. Em 2010, partes A e partes H (acções na China],do Banco Agrícola da China, foram listadas na Bolsa de Xangai e Hong Kong Stock Exchange. Cada acção ficou definida com o custo entre 2,7 RMB e 3.3RMB por acção. A parte H foi definida para custar entre HK $ 2,88 e HK $ 3,48 por acção. O preço da acção final IPO foi emitido em 7 de julho 2010. Após a conclusão em Agosto de 2010, tornou-se a maior oferta do mundo da IPO, superando o estabelecido Banco Industrial e Comercial da China em 2006 E.U. 21900000000 dólares.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Banco Agrícola da China