Bispado de Ösel-Wiek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bisdom Ösel-Wiek
Ecclesia Osiliensis

Bispado de Ösel-Wiek
Estado eclesiástico do Sacro Império Romano
1228 — 1560 Dinamarca
O Bispado de Ösel-Wiek (em vermelho, no alto, na Estônia continental e nas ilhas de Dagö (Hiiumaa) e Ösel (Saaremaa)) dentro da Confederação da Livônia, 1260
Capital Leal (Lihula)
Perona (Vana-Pärnu)
Hapsal (Haapsalu)
Arensburg (Kuressaare)
Idiomas Plattdeutsch, estônio
Religião Catolicismo Romano
Forma de governo Principado
Príncipe-Bispo
 - 1228-29 Gottfried (primeiro)
 - 155260 Johannes V von Münchhausen (último)
História Idade Média
 - Criação 1 de outubro de 1228
 - Vendido para a Dinamarca 1560

O Bispado de Ösel-Wiek (estônio: Saare-Lääne piiskopkond; alemão: Bistum Ösel-Wiek; Plattdeutsch: Bisdom Ösel-Wiek; latim moderno: Ecclesia Osiliensis) foi um príncipe-bispado católico romano semi-independente onde estão atualmente as regiões de Saare e Lääne, na Estônia.

O bispado foi criado como um Estado do Sacro Império Romano-Germânico em 1 de outubro de 1228, por Henrique, Rei dos Romanos. Um dos cinco membros da Confederação da Livônia, a sede do bispado foi sucessivamente: Leal (Lihula), Perona (Vana-Pärnu), Hapsal (Haapsalu) e o castelo de Arensburg (Kuressaare) na ilha de Ösel (Saaremaa); a catedral e o capítulo permaneceram em Hapsal. Administrativamente o Estado foi dividido em dois bailiatos (advocaciae, Vogteien). O bispo era também o senhor da Ordem Teutônica sobre seus feudos no território do bispado.

O principado deixou de existir em 1560, quando seu último príncipe-bispo, Johannes V von Münchhausen, vendeu-o para a Dinamarca. O irmão do rei Frederico II da Dinamarca, Magnus, duque de Holstein, foi eleito bispo em 13 de maio de 1560, apesar de ser luterano. A Dinamarca cedeu Wiek (região de Lääne) à República das Duas Nações em troca de partes de Ösel pertencentes a Ordem da Livônia. Mais tarde, Ösel tornou-se uma possessão da Dinamarca.

Bispos e Príncipes-Bispos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bispado de Ösel-Wiek