Bob, o Construtor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Bob, o Construtor
Bob the Builder
Bob, o Construtor (PT/BR)
250px
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Construção
Fantasia
Duração 10 minutos (com curtas de 5 minutos)
Criador(es) Keith Chapman
País de origem  Estados Unidos
 Reino Unido
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Steven Feldman
Fred Holmes
Brian Mack
Liz Whitaker (Ep 1)
Sarah Ball
Brian Little
Produtor(es) Jackie Cockle
Editor(es) Alex McNeel
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos Nickelodeon
Reino Unido BBC, CBeebies
Transmissão original 15 de Janeiro de 200117 de Agosto de 2006
N.º de temporadas 9
N.º de episódios 118

Bob, o Construtor (no original em inglês: Bob the Builder) é uma animação stop-motion do estadunidense/britânica criada por Keith Chapman e produzido por HOT Animation, HIT Entertainment e Nick Jr. Productions. A série se estreou de aires a as 10:00 a.m. ET/PT tempo em 15 de janeiro de 2001 em Nickelodeon's Nick Jr. quadra nos Estados Unidos.

No Brasil já foi transmitido pelo Discovery Kids em canal fechado, e pelo Rede Globo, SBT, TV Cultura e TV Brasil em canal aberto. Em Portugal foi transmitida pela RTP 1, RTP 2, Canal Panda e agora só transmite no JimJam. O sucesso da série em Portugal justificou a inclusão de um espectáculo infantil com o orçamento de um milhão e quinhentos mil euros.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Na cidade onde mora Bob é um jovem construtor conhecido pelo seu grandioso trabalho em obras consertando, construindo e reparando inúmeras casas e lojas dos habitantes. No entanto ele não está sozinho em seu serviço, Bob está sempre na companhia de suas máquinas falantes que o ajudam no seu trabalho de construção civil ao mesmo tempo que aprendem coisas novas em meio as andanças pela cidade.

Dublagens[editar | editar código-fonte]

A dublagem desta versão portuguesa, em Portugal, contou com a interpretação de Carlos Macedo, Ana Catarina e Joel Constantino, também director de dobragem. A tradução foi feita por Helena Florêncio, uma das tradutoras da série Samurai X. O tema principal Eu sou o Bob, o Construtor[2][3] (Can We Fix It?, no original, correspondendo à frase-chave "Conseguimos pôr mãos à obra?") foi composto pelo britânico Joyce[4] e cantado, na versão portuguesa, por Joel Constantino, com voz adicional de Carlos Macedo, no coro, e direcção músical de Maria do Amparo e Samuel Quedas.[5]

ESTÚDIO: Clone

Bob, o Construtor: Wendel Bezerra

Wendy: Isabel de Sá

Fazendeiro Pickles: Francisco Borges

Espoleta, o Espantalho: Tatá Guarnieri

Máquinas:

Scavi: Ulisses Bezerra

Muck: Angélica Santos

Dizzy: Silvia Suzy

Guindo: Figueira Júnior

Roley: Ivo Roberto

Léo: Alex Minei

Personagens[editar | editar código-fonte]

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

Bob.
  • Bob, o Construtor - SZ - Protagonista da série. Bob é um construtor dedicado que vive consertando coisas com a ajuda de suas máquinas. Ele é especializado em várias áreas de construção desde pedreiro, bombeiro, marceneiro, pintor, arquiteto, entre outros serviços. Sempre usa um capacete de operário amarelo, possui os cabelos castanhos. Dublado por Carlos Macedo (Portugal), no Brasil Wendell Bezerra.
  • Wendy - HM - Amiga humana de Bob que o ajuda nas construções. Ela exerce os mesmos serviços de Bob e assim como ele também é capaz de operar suas amigas máquinas para fazer o serviço. Ela possui cabelos loiros e seu capacete é azul. Dublada por Ana Catarina (Portugal).
  • Espoleta (Brasil) / Pintas (Portugal) - LD - Ele é um espantalho falante muito preguiçoso e encrenqueiro que trabalha na fazenda do Fazendeiro Pickles. Nunca cumpre com seu serviço como é de costume sempre cabulando trabalho para fazer suas travessuras. Ele um grande amigo das máquinas e do Bob. Sempre que faz alguma coisa errada é repreendido por Bob. Seu parceiro é o Travis. Dublado por Carlos Macedo (Portugal), no Brasil Sílvio Giraldi.

Máquinas[editar | editar código-fonte]

  • Scavi (Brasil) / Escavão (Portugal) - AV - Ele é uma máquina escavadora macho e amarelo. Normalmente aparece sendo mostrado como o líder das máquinas. Dublado por Joel Constantino (Portugal).
  • Dizzy (Brasil) / Beta (Portugal) - ME - Ela é uma máquina de fazer cimento laranja e com rodas. É a mais agitada e alegre da turma, muitas vezes agindo como uma criança. Frequentemente gira e levanta suas rodas, aparentando "ficar de pé" sobre elas. Dublada por Carlos Macedo (Portugal).
  • Guido (Brasil) / Alturas (Portugal) - Ele é um carro guindaste azul. Sua principal característica é sua personalidade covarde e tímida, sempre se assustando facilmente. Em um episódio ele mostrou ter medo do Espoleta, mas isso nunca foi mostrado depois. Dublado por Carlos Macedo (Portugal), no Brasil Figueira Júnior.
  • Roley (Brasil) / Rolão (Portugal) - EG - Ele é um carro rolo verde. É o mais calmo e descontraído da turma. Normalmente tem como passatempo ficar cantando. Dublado por Joel Constantino (Portugal), no Brasil: Ivo Roberto.
  • Muck (Brasil) / Lagartas (Portugal) - Ela é uma caçamba/lagarta escavadora vermelha. Dublada por Ana Catarina (Portugal) e no Brasil Angélica Santos.

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Fazendeiro Pickles - DL - Um fazendeiro dono de sua própria fazenda. Ele é o chefe de Espoleta e Travis. Ele é amigo de Bob, muitas vezes repreende Espoleta por não fazer o trabalho direito. Dublado por Joel Constantino (Portugal), no Brasil Francisco Borges.
  • Travis (Brasil) / Tomás (Portugal) - FP - Ele é um trator verde que também trabalha na fazenda do Fazendeiro Pickles. Travis é muito amigo de Espoleta. Ele é muito inocente e ingênuo e se deixa levar pelas histórias que Espoleta conta. Dublado por Joel Constantino (Portugal).
  • Bituca - LM - Gata azul de estimação do Bob.
  • Pio - GI - Pássaro azul e cantor amigo de Bob, as máquinas e Espoleta.
  • Scruft - DW - Cachorro de estimação do Fazendeiro Pickles.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporadas Episódios Datas oficiais em que esteve no ar
Início Fim
1 13 15 de Janeiro de 2001 30 de Julho de 2001
2 13 6 de Agosto de 2001 24 de Dezembro de 2001
3 13 7 de Janeiro de 2002 25 de Março de 2002
4 13 1 de Abril de 2002 24 de Junho de 2002
5 13 1 de Julho de 2002 30 de Setembro de 2002
6 13 7 de Outubro de 2002 30 de Dezembro de 2002
7 13 13 de Janeiro de 2003 24 de Março de 2003
8 13 6 de Setembro de 2004 28 de Fevereiro de 2005
9 13 7 de Março de 2005 17 de Agosto de 2006

Longas-metragens[editar | editar código-fonte]

  • Um Natal a Recordar (Já exibido no Brasil)
  • Cavaleiros Para Toda a Obra (Já exibido no Brasil)
  • O Filme! Férias no Oeste (Já exibido no Brasil)

OBS: Em Portugal, os longas-metragens sofreram uma dublagem diferente das iniciais (feitas pela RTP), havendo uma nova equipe a dar voz aos personagens.

Referências

  1. Marta Neves (2006). «A Magia de Bob o Construtor». Consultado em 13 de novembro de 2007 
  2. EarFloss.com. «As Músicas do Bob, o Construtor». Consultado em 13 de novembro de 2007 
  3. CDGO. «As Músicas do Bob, o Construtor». Consultado em 13 de novembro de 2007 
  4. EarFloss.com (30 de outubro de 2007). «Bob The Builder - The Album». Consultado em 4 de novembro de 2007 
  5. «Bob O Construtor Pt Portugal». 7 de julho de 2007. Consultado em 4 de novembro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.