Saltar para o conteúdo

Bob Fernandes: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 13: Linha 13:
}}
}}
{{sem-fontes|Brasil=sim|data=dezembro de 2009}}
{{sem-fontes|Brasil=sim|data=dezembro de 2009}}
'''Roberto Fernandes de Souza''', mais conhecido como '''Bob Fernandes''' ([[Barretos]], [[1953]]) é um [[jornalista]] [[brasil]]eiro. Considera-se um "baiano naturalizado". Formou-se em jornalismo em [[Salvador (Bahia)|Salvador]], na [[Universidade Federal da Bahia]], Faculdade de Comunicação (FACOM). É casado com Ana Kaplan e tem duas filhas, Letícia e Luana. Reside em São Paulo, por força de sua atividade profissional, mas viaja frequentemente à Bahia.
'''Roberto Fernandes de Souza''', mais conhecido como '''Bob Fernandes''' ([[Barretos]], [[1953]]) é um [[jornalista]] [[brasil]]eiro. Considera-se um "baiano naturalizado". Formou-se em jornalismo em [[Salvador (Bahia)|Salvador]], na [[Universidade Federal da Bahia]], Faculdade de Comunicação (FACOM). É casado com Ana Kaplan e tem duas filhas, Letícia e Luana. Reside em São Paulo, por força de sua atividade profissional, mas viaja frequentemente à Bahia, local onde é carinhosamente conhecido como "primo de Mozinha".


== Atividades jornalísticas ==
== Atividades jornalísticas ==

Revisão das 21h35min de 13 de janeiro de 2012

Bob Fernandes
Nascimento
Barretos

Roberto Fernandes de Souza, mais conhecido como Bob Fernandes (Barretos, 1953) é um jornalista brasileiro. Considera-se um "baiano naturalizado". Formou-se em jornalismo em Salvador, na Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação (FACOM). É casado com Ana Kaplan e tem duas filhas, Letícia e Luana. Reside em São Paulo, por força de sua atividade profissional, mas viaja frequentemente à Bahia, local onde é carinhosamente conhecido como "primo de Mozinha".

Atividades jornalísticas

Bob Fernandes trabalhou entre 1978 e 1979 na Rádio Jornal do Brasil. Entre 1979 e 1982, cobriu a Bahia e Sergipe como repórter da sucursal da revista Veja, e escreveu colunas para o jornal Tribuna da Bahia. Entre maio de 1983 e fevereiro de 1986 foi repórter do Jornal do Brasil em Brasília. Em 1987 fez o programa de televisão São Paulo/Brasil, nos canais GNT e TV Cultura, juntamente com Roberto Muylaert e Barbara Gancia. Foi sub-editor da Revista Status em São Paulo, onde escreviam Wagner Carelli, Osmar Freitas Júnior, Paulo Francis, de Nova York, e José Saramago.

Em 1988 foi repórter da Folha de S. Paulo na sucursal de Brasília. Entre abril de 1989 e dezembro de 1991 foi diretor da sucursal da revista ISTOÉ, em Brasília, tornando-se correspondente dessa revista nos Estados Unidos entre 1992 e 1993. Retornando ao Brasil, foi repórter especial da Folha de S. Paulo, até se tornar um dos fundadores da revista CartaCapital, em 1994. Foi editor de CartaCapital por dois anos e seu editor-chefe por oito, tendo saído dessa revista em dezembro de 2005. Atualmente é editor-chefe do Terra Magazine.

Principais coberturas

Bob Fernandes é o autor de mais de 150 artigos de capa em revistas tais como CartaCapital, ISTOÉ, Veja e Status. Cobriu cinco campanhas presidenciais no Brasil, a campanha Clinton X Bush nos Estados Unidos, as eleições de 1992 em Angola, o referendo na Venezuela em 2004, e dezenas de eleições estaduais e municipais. Cobriu as eleições estaduais de 1986 na Bahia pelo Jornal do Brasil e a eleição municipal de 1988, em Salvador, pela Folha de S. Paulo.Além disso, participou, como jornalista esportivo, de todas as Copas do Mundo de Futebol da Fifa, de 1994 até 2010 ( nesse momento ) e de algumas Olimpíadas.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.