Bocal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Bocal ou boquilha é um dos componentes de um instrumento de sopro. É uma peça de apoio dos lábios, para provocar vibração e gerar o som a ser amplificado e modelado pelo restante do instrumento de sopro.

A boquilha é a secção onde a palheta é inserida e que penetra parcialmente na boca do instrumentista, que através dos músculos que rodeiam os lábios, chamados embocadura (deriva de "embouchure", palavra francesa que significa "abrir para dentro"), rodeiam a secção terminal da boquilha e palheta, impedindo que o ar escape e que desse modo fique confinado à cavidade bocal, onde a palheta irá ser posta a vibrar pelo sopro do músico. O tubo acústico que constitui o resto do instrumento irá servir para amplificar essa vibração, e mediante a pressão dos dedos sobre as chaves que abrem e fecham os orifícios ao longo do tubo, serão originados os vários tons da escala musical.