Bovolone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Itália Bovolone 
  Comuna  
Localização
Bovolone está localizado em: Itália
Bovolone
Localização de Bovolone na Itália
Coordenadas 45° 15' N 11° 8' E
País Itália
Região Vêneto
Província Verona
Características geográficas
Área total 41,41 km²
População total 16 245 hab.
Densidade 392,3 hab./km²
Altitude 24 m
Outros dados
Comunas limítrofes Cerea, Concamarise, Isola della Scala, Isola Rizza, Oppeano, Salizzole, San Pietro di Morubio
Código ISTAT 023012
Código cadastral B107
Código postal 37051, 37050 frazioni
Prefixo telefônico 045
Padroeiro San Biagio, Vescovo e martire
Sítio www.comune.bovolone.vr.it

Bovolone (Boolón, Bogolón[1] o Bovolon[2] in veneto) é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Verona, com cerca de 16.245 habitantes. Estende-se por uma área de 41,41 km², tendo uma densidade populacional de 392,3 hab/km². Faz divisa com Cerea, Concamarise, Isola della Scala, Isola Rizza, Oppeano, Salizzole, San Pietro di Morubio.[3][4][5][6]

Centro de referência da planície média veronesa, à frente de uma área com mais de 40 mil habitantes, é um dos principais municípios da província em número de habitantes e detém o título de cidade desde 1994.

Fica perto do antigo "Castrum Bodoloni", cujos vestígios permanecem na zona de Prato Castello, e acolhe a centenária "Fiera di San Biagio", cujas origens remontam a 1278 e que representa uma das mais importantes feiras regionais. no sector têxtil.

Representa um importante centro de artesanato e de pequenas e médias indústrias ligadas à produção de móveis, sendo o centro de referência para o distrito de produção de móveis de arte em estilo simples veronese; é também o lar de importantes locais de valor artístico e histórico, como a Igreja Paroquial de San Giovanni in Campagna, o antigo Oratório de San Biagio ou a igreja de Madonna della Cintura.

Acolhe importantes empresas alimentares e agroalimentares ligadas a alguns setores tecnológicos (fotovoltaico, robótica, biomédico). A cidade de Bovolone é conhecida pela Offella D'Oro, uma sobremesa típica comparável ao pandoro, preparada e inventada por uma renomada confeitaria local.

No território municipal existe o Parque Urbano Valle del Menago, distribuído por 35 hectares e que abriga a Empresa Experimental do Conselho de Pesquisa Agrária e Análise de Economia Agrícola.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Variação demográfica do município entre 1861 e 2011[5]
Fonte: Istituto Nazionale di Statistica (ISTAT) - Elaboração gráfica da Wikipedia

Referências

  1. [S.l.: s.n.] p. 111  Texto " AA. " ignorado (ajuda); Texto " VV. " ignorado (ajuda); Texto " Dizionario di toponomastica. Storia e significato dei nomi geografici italiani " ignorado (ajuda); Texto " 2006 " ignorado (ajuda); Texto " UTET " ignorado (ajuda); Texto " Torino " ignorado (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. http://www.larenadomila.it/immagini/paese.htm  Parâmetro desconhecido |titolo= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |accesso= ignorado (|acessodata=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |editore= ignorado (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  3. «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat 
  4. «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat 
  5. a b «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 
  6. https://demo.istat.it/app/?i=D7B

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.