Brasão de armas da República Democrática do Congo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasão de armas da República Democrática do Congo
Brasão de armas da República Democrática do Congo
Brasão de armas da República Democrática do Congo
Detalhes
Adoção 18 de fevereiro de 2006
Lema Justice, Paix, Travail
("Justiça, Paz, Trabalho")

O brasão de armas da República Democrática do Congo foi alterado várias vezes desde 1997. O actual foi introduzido em 2006 e retrata uma cabeça de leopardo, cercado por um dente de elefante, à esquerda, e uma lança, à direita. Abaixo estão as três palavras que compõem o lema do país: Justice, Paix, Travail (Justiça, Paz, Trabalho, em francês). Foi aprovado em 18 de fevereiro de 2006 pelo Presidente Joseph Kabila.

História[editar | editar código-fonte]

O antigo brasão, que foi introduzido em 2003, mostrava três mãos interligadas, rodeadas por uma grinalda de milho. Na parte superior, uma cabeça de leão e no fundo o lema: Démocratie, Justice, Unité (Democracia, Justiça, Unidade, em francês).

O brasão da República Democrática do Congo de 1999 é constituído por um escudo azul. No centro, uma estrela amarela, acima da qual existem outras seis pequenas estrelas. Este brasão foi introduzido junto com a bandeira.

O mais velho brasão (do Zaire) de 1971 a 2005, mostrava uma cabeça de leopardo, abaixo dela, um par de lanças atravessadas, em torno de um ramo e um dente de elefante. As palavras Paix, Justice, Travail estão inscritas numa faixa branca. Este brasão foi instituído oficialmente em 1 de Agosto de 1964. As armas são descritas em detalhes na Seção 1, Artigo 1 da constituição de 2005.[1]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Brasão de armas da República Democrática do Congo