Brasília Teimosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brasília Teimosa
  Bairro do Brasil  
Localização do bairro Brasília Teimosa na cidade do Recife
Localização do bairro Brasília Teimosa na cidade do Recife
Localização
Unidade federativa Pernambuco
Município Recife
Fonte: Não disponível

Brasília Teimosa é um bairro do Recife.

Situada na zona sul do Recife, entre o bairro do Pina e o Porto do Recife, em uma área caracterizada por uma linha contínua de arrecifes paralela à orla[Nota 1][1], surgiu através da ocupação de uma área antes denominada Areal Novo, iniciada em 1947[2]. Seus habitantes, pescadores, negociantes, estudantes, donas de casa, têm ligação muito forte com o mar.

História[editar | editar código-fonte]

O nome foi uma alusão a Brasília, então nova capital do Brasil que estava sendo projetada no governo de Juscelino Kubitschek, em contraste com a área em que os moradores viviam, em perene ameaça de expulsão. Essa persistência teve grande destaque nos anos 1950, quando essa área foi destinada pelo Governo do Estado à construção de depósitos inflamáveis. A perseverança dos primeiros moradores, que reconstruíam suas casas durante a noite quando ao longo do dia eram demolidas consolidou a ideia de teimosia, coincidente com o período da construção da Capital Federal.

Em 1956 uma jangada com 5 pescadores aportou no Rio de Janeiro para assistir à posse de Juscelino na presidência da república e chamar atenção para a situação de sua comunidade, no Recife. Essa comunidade sempre foi uma guerreira em defesa dos seus ideais, permanecendo no local à custa de seus próprios esforços, contra a cobiça de vários grupos com poder econômico e político. É a mais antiga ocupação urbana do Recife.[3]

O bairro foi uma das primeiras áreas a serem urbanizadas com recursos do BNH, através de um projeto de urbanização denominado Teimosinho. Esse projeto tomou força em 1982, com a relocação de famílias da Vila da Prata, com ações também em 1986 e 1989, mas a área era novamente ocupada[2].

Em 2004, uma grande intervenção urbana foi realizada pelo Governo Federal com a construção de uma avenida à beira mar. Atualmente o bairro está modificado urbanisticamente, em sua orla marítima, com restaurantes típicos e comércio de frutos do mar, o forte da economia dos seus moradores.

Demografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com o censo de 2000, do IBGE[4], Brasília Teimosa contava com 19.155 habitantes, numa área de 65,4 hectares, o que representa uma densidade de 292,88 habitantes/ha, a mais alta da capital pernambucana. Seu IDH em 2000 era de 0,677.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Notas

  1. O local destinava-se à construção do Parque de Inflamáveis do Porto do Recife, fato que não ocorreu. O terreno ficou em litígio e acabou sendo invadido.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]