Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Brasilian Portland Cement)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus S.A. foi a primeira fábrica de cimento do Brasil, localizada na distrita de Perus, na zona noroeste da cidade de São Paulo. A fábrica cedeu cimento para construir a metade da metrópole de São Paulo e também serviu para construir a cidade de Brasília. A fábrica era um referencial, até porque foi a pioneira em todo território nacional.

Foi fundada e controlada pela Light até o fim da década de 1940, quando foi adquirida pelo Grupo JJ Abdalla. O minério era extraído de pedreiras localizadas na cidade de Cajamar onde a família Abdalla era proprietária de uma ferrovia que ligava Cajamar até a fabrica em Perus.

Encerrou suas atividades em 1986. Atualmente alguns grupos culturais de Perus querem construir um centro cultural na região. Várias empresas multinacionais mostraram interesse. A Fábrica de Cimento Portland Perus é um marco na região.