Busca-pé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Buscapé)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela empresa Buscapé Informação e Tecnologia Ltda. e seu site homônimo, veja Naspers.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Busca-pé é um artigo de pirotecnia, um fogo-de-artifício que consiste em um pequeno cilindro de papelão grosso carregado de pólvora fraca, dotado de um orífício de escape e uma vareta estabilizadora, ordinariamente feita de taquara. Uma vez aceso o seu pavio, o busca-pé, por efeito do peso da taquara, desloca-se velozmente e rente ao chão, sugerindo buscar os pés dos circunstantes, daí seu nome.

Utilização e presença na cultura popular[editar | editar código-fonte]

É nas festas juninas que o busca-pé é tradicionalmente utilizado, às vezes de maneira arriscada, "soltado" em meio aos grupos de pessoas ou até mesmo entre os pares das danças tradicionais, como a quadrilha. As canções pertencentes ao ciclo dos festejos dos três Santos desse período, São João, Santo Antônio e São Pedro, fazem frequentes alusões ao busca-pé, como no folclore mineiro:

Solta o busca-pé

Eu quero ver

Correr muié

Sá Mariquinha

Com Seu José

A professora

Com o Coroné

A Xandoquinha

Com o Zé Mané

E eu atrás vou soltando busca-pé!'

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Busca-pé
Ícone de esboço Este artigo sobre entretenimento é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.