Saltar para o conteúdo

Cafezinho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 47: Linha 47:


*Lançado em [[2007]] o Livro/CD "As Melhores Piadas do Cafezinho", da [[Editora da Ulbra]], foi a obra mais vendida da 52ª edição da [[Feira do livro de Porto Alegre]]. Ainda nesta edição a equipe do programa alcançou o posto de segunda maior sessão de autógrafos da história da feira, com mais de três horas de duração, atrás apenas de [[Paulo Coelho]].
*Lançado em [[2007]] o Livro/CD "As Melhores Piadas do Cafezinho", da [[Editora da Ulbra]], foi a obra mais vendida da 52ª edição da [[Feira do livro de Porto Alegre]]. Ainda nesta edição a equipe do programa alcançou o posto de segunda maior sessão de autógrafos da história da feira, com mais de três horas de duração, atrás apenas de [[Paulo Coelho]].

==Video==
<center><youtube>uyxkY70p4EU</youtube></center>


== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==

Revisão das 17h04min de 8 de novembro de 2008

Cafezinho é um programa tradicional da Rádio Pop Rock FM de Porto Alegre, RS. Ele conta com oito comunicadores de renome no cenário gaúcho discutindo as principais notícias da atualidade, o comportamento humano, o futuro da música e fazendo muita graça com suas piadas, interação com seus ouvintes e o seu bom-humor característico. O talk show vai ao ar ao vivo de segunda a sexta em duas edições diárias, uma as 13 e outra às 18 horas, e um especial com os melhores momentos é exibido aos sábados às 13 horas com reprise no domingo às 18 horas.


História

O programa surgiu em novembro de 1997 na recém inaugurada Rádio Pop Rock FM, quando quatro de seus comunicadores levavam, ao ar, uma conversa muito bem-humorada. Na mesma hora muitos ouvintes se manifestavam positivamente pedindo para que repetissem a dose. Então, naquele dia, sem qualquer divulgação nem grandes expectativas por parte de seus apresentadores, nascia o programa.

A atração iniciava sua história com a presença de Alexandre Fetter, Arthur de Faria, Celso Garavelo, Mauro Borba e as risadas de Carlos Couto, seus idealizadores, que se surpreenderam mais tarde com o tamanho sucesso que vinham fazendo. O programa, que no começo se quer tinha um nome, estava alcançando índices nunca antes conseguidos por um programa radialístico no RS, colocando a Rádio Pop Rock no topo das mais ouvidas no horário. Nos anos de 1997 e 1998 as edições do programa também foram exibidos pela TV, no Canal 20 de Porto Alegre, o que garantia a maior audiência da emissora.

A popularidade do programa era tamanha que em 2005, com a aclamação do público e com inúmeros anunciantes querendo investir, era lançada uma segunda edição do talk show, o Café das Cinco, que mais tarde, em 2008, mudaria seu horário das 17 para às 18 horas, passando a se chamar apenas "Cafezinho".

Nos primeiros anos do programa, entrava para o time mais um integrante, Mauricio Amaral, que foi muito bem recebido pelos seus, agora, ouvintes. Em 2000 Celso Garavelo deixava a rádio, e em seu lugar estreava Carlos Eugênio Nunes, o Cagê, que também ganhou a aprovação do grande público. Já no ano 2004, o talk show ganhava o "Correspondente Esportivo", quadro apresentado pelo jornalista Ramiro Ruschel.

Essa foi a equipe que ficou dez anos no ar, com direito, nesse período, à palestras, notícias em jornais e entrevista em um grande veículo de televisão, a TVCOM, da RBS. Mas em 2007 a mesma RBS que ajudou a divulgar o programa agora o queria comprar, e assim fez, pelo menos em parte: a Rede Brasil Sul em uma forte reação ao crescimento da Pop Rock, "convidava" Alexandre Fetter, Cagê e Mauricio Amaral para integrar a equipe da Rádio Atlântida FM e do programa "Pretinho Básico", cujo nome é uma referência direta ao Cafezinho. O acontecido pegou de surpresa a audiência do programa, uma vez que os comunicadores sempre fizeram questão de demonstrar uma forte rivalidade com o Grupo RBS.

Mas a rádio da Ulbra (como também é conhecida a Pop Rock), após perder parte da audiência do programa e ver três de seus locutores sendo contratados pela sua principal concorrente, chamava Simone Cabral, Adriano Domingues, Paulo Inchauspe e Eron Dal Molin mais a efetivação de Ramiro Ruschel para ocupar os espaços vagos e assim formar o que seus ouvintes denominaram Cafezinho New Generation. O apresentador Bivis também integrou a equipe, mas este ficou apenas sete meses.

Em setembro de 2008, após onze anos, Carlos Couto deixava o programa para dar lugar a Thadeu Malta que assumia assim a ancoragem da atração, cargo que, desde a saída de Fetter, era ocupado por Borba. Buscavam com isso dar uma nova cara ao "prato principal" da Pop Rock, fato esse que revoltou seus ouvintes mais assíduos, tendo em vista que não houve qualquer explicação quanto as mudanças.

Atuais Integrantes

  • Adriano Domingues
  • Arthur de Faria
  • Eron Dal Molin
  • Mauro Borba
  • Paulo Inchauspe
  • Ramiro Ruschel
  • Simone Cabral
  • Thadeu Malta

Ex-Integrantes do Programa

  • Alexandre Fetter
  • Bivis
  • Cagê
  • Carlos Couto
  • Celso Garavelo
  • Maurício Amaral

Produtos do Cafezinho

Em 2005 era lançado pela Tridente/Vertical o CD "Cafezinho" com uma compilação de piadas contadas no programa. Em seguida, em 2006, era lançado o CD "Cafezinho Dois - Uma Máquina de Fazer Rir", outra compilação de piadas que trazia ainda uma última faixa que continha algumas das mais polêmicas brigas e "pisadas na bola" da história do programa. Em 2007, pela Editora da Ulbra, era publicado o Livro/CD "As Melhores Piadas do Cafezinho" com piadas e textos dos integrantes do programa. No ano seguinte, em 2008, movidos pelo sussesso da primeira edição do Livro/CD, era lançado, pela mesma editora, "Cafezinho Impresso - As Melhores Piadas do Programa".

Convidados

O programa tem como costume trazer convidados ilustres para um bate-papo descontraído, tal como fez com os músicos Wander Wildner e Lobão, as bandas Cascavelletes, Detonautas, Skank, os rappers Marcelo D2 e MV Bill, atores como José de Abreu, o técnico de futebol Felipão e o jornalista Lasier Martins, entre muitos outros.

Em vésperas de eleição o programa também realiza o serviço público de entrevistar os candidatos políticos ao governo do Rio Grande do Sul, porém sem perder o seu característico bom-humor, como é de praxe.

Curiosidades

  • Mauro Borba já lançou um livro. A obra distribuída pela Editora Artes & Ofícios chama-se "Prezados Ouvintes - História do Rádio e do Pop Rock". Lá Mauro revela detalhes da criação da Rádio Ipanema até momentos marcantes do Cafezinho. A "orelha" do livro foi escrita por Arthur de Faria.
  • Lançado em 2007 o Livro/CD "As Melhores Piadas do Cafezinho", da Editora da Ulbra, foi a obra mais vendida da 52ª edição da Feira do livro de Porto Alegre. Ainda nesta edição a equipe do programa alcançou o posto de segunda maior sessão de autógrafos da história da feira, com mais de três horas de duração, atrás apenas de Paulo Coelho.

Video

<youtube>uyxkY70p4EU</youtube>

Ligações externas