Cagaiteira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cagaita)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCagaiteira
Frutos na árvore
Frutos na árvore
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Género: Eugenia
Espécie: E. dysentericus
Nome binomial
Eugenia dysenterica
(Mart) DC.
Sinónimos
Stenocalyx dysentericus

Cagaiteira (Eugenia dysenterica (Mart.) DC.; Myrtaceae) é uma árvore.

Esta planta do cerrado, encontrada nos estados brasileiros de Goiás, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia,e Minas Gerais, produz um fruto chamado cagaita. Pertence à família Myrtaceae, a mesma da jabuticaba, goiaba, jambo, araçás e eucaliptos.

A Cagaiteira floresce entre os meses de agosto e setembro e frutifica nos meses de setembro e outubro. Seu uso pode ser alimentar, medicinal e, por ser muito bonita na época de floração, também é utilizada para arborização.

Características gerais:

É uma árvore de médio a grande porte, apresentando copa densa de formato variado. O tronco é tortuoso, assim como os ramos, e possui uma casca grossa e fissurada. Seu fruto amarelo é utilizado para a produção de sucos, polpas, licores, geléias e sorvetes. A fruta in natura deve ser consumida com cautela por possuir propriedades laxantes. Deve-se evitar o consumo das mesmas quando já caídas do pé, pois podem estar fermentadas, o que aumenta a possibilidade de ocorrer seu efeito laxante. Os frutos são também consumidos por aves. No paisagismo apresenta estonteante beleza ornamental, com todas as suas fases marcantes. Na época de floração, a copa fica completamente florida e praticamente sem folhas. Após esta fase, a copa se colore de cor chocolate, cor de suas novas folhas. E no período de frutificação, um amarelo intenso e vibrante contagia a paisagem.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cagaiteira
Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Eugenia_dysenterica