Calanoida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCalanoida
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Maxillopoda
Subclasse: Copepoda
Ordem: Calanoida
Sars, 1903
Famílias
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Calanoida

Calanoida é uma ordem de copépodes, um dos principais grupos do zooplâncton marinho e limnético. É composta por 46 famílias e cerca de duas mil espécies[1], quer marinhas quer de água doce. Os calanóides são importantes em muitas cadeias alimentares, recolhendo a energia do fitoplâncton e disponibilizando-a depois para os níveis tróficos superiores (muitos invertebrados, peixes, aves e mamíferos). Eles são a forma predominante de zooplâncton em muitas regiões do mundo, com amostras de plâncton contendo de 55% a 95% de calanoides em sua composição.[2] Muitos peixes com importância comercial dependem destes animais para a sua dieta, consumindo desde seus filhotes - conhecidos como náuplios e copepoditos até os adultos. Algumas espécies de baleias e aves marinhas consomem calanóides dos géneros Calanus e Neocalanus.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Calanoida contém as seguintes famílias, e o gênero Microdisseta, atualmente considerado incertae sedis.

Referências

  1. Boltovskoy et al. 1999.
  2. Mauchline, John (1998). The Biology of Calanoid Copepods. [S.l.]: Elsevier. ISBN 978-0-12-105545-5. Consultado em 3 de março de 2020 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Boltovskoy, D., Gibbons, M.J., Hutchings, L. & Binet, D., 1999. General biological features of the South Atlantic. In: Boltovskoy, D. (ed.). Zooplankton of the South Atlantic. Backhuys Publishers, Leiden. pp. i-xvi+1706. (2 volumes)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Crustáceos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.