Calibração: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 1 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q736777
Linha 1: Linha 1:
'''Calibração''' é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a [[Relação (matemática)|relação]] entre os valores indicados por um [[instrumento de medida|instrumento]] (calibrador) ou [[sistema]] de [[medida (física)|medição]] e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.
'''Calibração''' é um nada de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a [[Relação (matemática)|relação]] entre os valores indicados por um [[instrumento de medida|instrumento]] (calibrador) ou [[sistema]] de [[medida (física)|medição]] e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.


Em [[siderurgia]], na [[laminação]] de produtos não-planos de [[aço]], é a atividade de projetar o formato dos canais usinados nos [[cilindro]]s de modo a transformar passe a passe um [[charuto]] em um produto laminado.
Em [[siderurgia]], na [[laminação]] de produtos não-planos de [[aço]], é a atividade de projetar o formato dos canais usinados nos [[cilindro]]s de modo a transformar passe a passe um [[charuto]] em um produto laminado.

Revisão das 13h55min de 15 de julho de 2013

Calibração é um nada de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.

Em siderurgia, na laminação de produtos não-planos de aço, é a atividade de projetar o formato dos canais usinados nos cilindros de modo a transformar passe a passe um charuto em um produto laminado.

As operações de calibração são baseadas na comparação dos instrumentos padrão de modo determinar a sua exatidão e verificar se essa exatidão continua de acordo com a especificação de fabricante.

Em termos práticos, a calibração é uma ferramenta básica que visa a assegurar a confiabilidade de um instrumento de medição, por meio da comparação do valor medido com um padrão rastreado ao Sistema Internacional (SI). Os certificados são emitidos dentro desse conceito de rastreabilidade, pois utilizam-se padrões de referência rastreados ao NIST - National Institute of Standards and Technology – USA e só não podem ser utilizados quando o selo RBC é exigido no certificado. A calibração de instrumentos pode ser feita por um laboratório, sem necessariamente estar acreditado. Como argumentos, encontram-se na página do Inmetro, a citação que a acreditação é voluntária e tem-se também, a definição do VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia, que contém as definições sobre metrologia, que descreve a calibração como "operação que estabelece, numa primeira etapa e sob condições especificadas, uma relação entre os valores indicados e as incertezas de medição, fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza-se esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação."

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre mecânica clássica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.