Instituto de Tecnologia da Califórnia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Instituto de Tecnologia da Califórnia
Lema The truth shall make you free (A verdade o tornará livre)
Fundação 1891 (126 anos)
Tipo de instituição Privado
Localização Pasadena
 Califórnia
 Estados Unidos
Presidente Thomas Rosenbaum
Página oficial Site oficial (en)

O Instituto de Tecnologia da Califórnia (em inglês: California Institute of Technology, popularmente conhecido como Caltech)[1] é uma universidade norte-americana privada localizada em Pasadena, no estado da Califórnia, Estados Unidos.

Embora tenha sido fundada como uma escola preparatória e profissional por Amos G. Throop em 1891, o colégio atraiu cientistas influentes como George Ellery Hale, Arthur Amos Noyes, e Robert Andrews Millikan no início do século XX. As escolas de formação profissionais e de preparação foram desmanteladas e desmembradas em 1910, e a faculdade assumiu seu nome atual em 1921. Em 1934, a Caltech foi eleita para a Associação de Universidades Americanas, e foram estabelecidas os antecedentes do Jet Propulsion Laboratory da NASA, que a Caltech continuava a gerir e operar, entre 1936 e 1943 sob Theodore von Kármán.[2][3]

Sendo uma das primeiras universidades do mundo em pesquisa, a Caltech mantém uma forte ênfase e tradição nas ciências naturais e engenharia. Também possui e administra o Laboratório de Propulsão a Jato (Jet Propulsion Laboratory, o JPL), que é um complexo autônomo de voos espaciais, responsável pelo projeto e operação da maioria das sondas da NASA. De acordo com a classificação anual da Times Higher Education de 2011, a Caltech é eleita a melhor universidade do mundo. Pela primeira vez em oito edições, a Universidade Harvard não aparece no topo e empata na segunda posição com a Universidade Stanford.

Impacto cultural[editar | editar código-fonte]

No Seriado norte americano The Big Bang Theory os personagens de Jim Parsons (Sheldon) Johnny Galecki (Leonard Hofstadter), Kunal Nayyar (Rajesh "Raj" Koothrappali) e Simon Helberg (Howard Wolowitz) trabalham na Caltech.[carece de fontes?]

Panorama da entrada do campus do Caltech

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. A universidade só se explicita sua forma abreviada como "Caltech"; outras grafias como "Cal Tech" e "CalTech" estão incorretas. O Instituto também é ocasionalmente referida como "CIT", principalmente em seu alma mater, mas isso é raro.
  2. «Member Institutions» (em inglês). American Association of Universities. Consultado em 31 de maio de 2013 
  3. «Early History» (em inglês). NASA Jet Propulsion Laboratory. Consultado em 31 de maio de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.