Canário doméstico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaCanário
Canario (Serinus), Tierpark Hellabrunn, Múnich, Alemania, 2012-06-17, DD 01.JPG
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Fringillidae
Subfamília: Carduelinae
Gênero: Serinus
Espécie: S. canaria
Subespécie: S. c. domestica

o Canário doméstico é uma ave domesticada do canário selvagem, um pequeno pássaro. Pertencente à família dos fringilídeos.

O Canário doméstico, de coloração amarela, é o mais comum no Brasil, dentre outros 400 tipos existentes. A origem desse pássaro está descrito no próprio nome: Bélgica. Mas na verdade seus ascendentes são oriundos das Ilhas Canárias e Açores (o que dá sentido ao nome da ave). Também pode ser chamado de "Canário do Reino" por ter vindo de Portugal. [1]

Os Canários foram criados em cativeiro no século XVII.[2] Eles foram trazidos por marinheiros espanhóis para a Europa. [3]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O canário é ligeiramente maior que seu ancestral selvagem, das Ilhas Canárias. Os canários vocais e coloridos têm cerca de 13,5 cm a 14,5 cm de altura. Canários postura variam de 11 cm a 23 cm de comprimento.

A plumagem mais conhecida dos canários é o amarelo. No entanto, hoje há uma variedade de cores de plumagem muito diferentes (por exemplo, branco, vermelho, marrom, marrom claro). Desde então, há canários com plumagem vermelha . Algumas raças também usam capuz ou têm penteados com penas especiais.

Sistemática[editar | editar código-fonte]

O canário é a única subespécie das Ilhas Canárias. O parente mais próximo é o Chamariz. Outros parentes próximos são, por exemplo, Pintassilgo-da-venezuela, Pintarroxo-de-queixo-preto e Pintassilgo.

Referências

  1. Hawley, DM; Grodio, J; Frasca, S; Kirkpatrick, L; Ley, DH. «Experimental infection of domestic canaries (Serinus canaria domestica) with Mycoplasma gallisepticum: a new model system for a wildlife disease». Avian Pathol. 40: 321–7. PMID 21711192. doi:10.1080/03079457.2011.571660 
  2. «Canário Belga / Canário do Reino» 
  3. Mathias, João (28 de agosto de 2015). «Canário-belga». Consultado em 27 de setembro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Canário doméstico
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.