Canal da Nicarágua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Applications-development current.svg
Este artigo ou seção contém informações sobre uma construção atualmente em andamento.

É provável que contenha informações de natureza especulativa, e seu conteúdo pode mudar drasticamente e frequentemente com o progresso da construção novas informações estarão disponíveis.

Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Concepção artística do canal proposto, 1899
Cartum de 1895 defendendo a ação dos EUA para a construção do Canal da Nicarágua.

O Canal da Nicarágua é um canal em construção que irá ligar o Mar do Caribe, e, portanto, o Oceano Atlântico, com o Oceano Pacífico, através da Nicarágua, na América Central. Tal canal irá seguir rios até o Lago Nicarágua e, em seguida, atravessará o istmo de Rivas para alcançar o Pacífico.

A construção de um canal ao longo do percurso utilizando o Rio San Juan foi proposto na época colonial. Luís Napoleão escreveu um artigo sobre a sua viabilidade no início do século XIX. Os planos dos Estados Unidos para construir um canal foram abandonados no início do século XX, após a aquisição dos interesses franceses no Canal do Panamá, a um custo razoável. A especulação sobre um novo canal continua, no entanto, o aumento constante no mundo marítimo, juntamente com a possibilidade de criar rotas mais curtas de navegação, pode tornar este projeto viável. Alternativamente, uma estrada de ferro, ou uma estrada de ferro combinada e um oleoduto, poderiam ser construídos para ligar os portos do Atlântico e a costa do Pacífico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Mellander, Gustavo A.(1971) The United States in Panamanian Politics: The Intriguing Formative Years. Daville,Ill.:Interstate Publishers. OCLC 138568.
  • Mellander, Gustavo A.; Nelly Maldonado Mellander (1999). Charles Edward Magoon: The Panama Years. Río Piedras, Puerto Rico: Editorial Plaza Mayor. ISBN 1563281554. OCLC 42970390.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.