Capela de Nª Sª da Boa Hora Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Capela de Fradelos (14006949335).jpg

A Capela de Nossa Senhora da Boa Hora de Fradelos, a qual se poderia designar, inequivocamente, por igreja, é um templo situado na Paróquia de Santo Ildefonso no centro da invicta cidade do Porto.

Localização[editar | editar código-fonte]

Localiza-se na Rua Guedes de Azevedo, nº 50 4000-271 Porto, muito próxima da rua Sá da Bandeira e do popular mercado do Bolhão.

Topónimo Fradelos[editar | editar código-fonte]

Terreno delimitado pelas ruas de santa Catarina, Fernandes Tomás, Bonjardim e Alto da Fontinha e atravessado pelo rio Fradelos que desaguava no Rio de Vila. Neste terreno, existia uma fonte pública denominada Fonte de Fradelos,cujo frontispício ostentava uma imagem de Nossa Senhora da Boa Hora.

O crescimento de devotos, terá estado na origem da construção de uma capela no dia 19 de agosto de 1804. O seu estado de ruina, deu origem à construção de uma Nova capela em Julho de 1983.

Padre Matos Soares[editar | editar código-fonte]

Grande devoto de Santa Teresinha, pensou revesti-la de Azulejos, tanto no interior como no exterior (1931)indicando-a como tema da decoração.

Notas e referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.