Carica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaCarica
Carica papaya.

Carica papaya.
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: Angiosperms
Clado: Eudicots
Clado: Rosids
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Caricaceae
Género: Carica
L.
Espécies
Botões florais de C. papaya.

Carica é um género de plantas com flor da família Caricaceae,[1][2], presentemente considerado monotípico, que tem como única espécie C. papaya (sin.: C. peltata, C. posoposa), uma fruteira nativa da região neotropical correntemente comercialmente cultivada na maioria das regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo pelo seu fruto, a papaia ou mamão.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O nome genérico é uma alusão à antiga província da Cária, na Ásia Menor, devido a um erro de Lineu que identificou mal a região de onde a planta era originária.

O género inclui durante muitas décadas 20-25 espécies de pequenas árvores ou arbustos, perenes e de vida curta, na maioria paquicaules, com 5–10 m de altura, nativos das regiões tropicais da América Central e da América do Sul, mas recentes estudos genéticos concluíram pela sua parafilia, de que resultou que todas as espécies, com excepção de Carica papaya fossem reclassificadas em três outros géneros.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Na sua presente circunscrição taxonómica o género Carica é monotípico, integrando apenas a espécie Carica papaya, a planta que produz o fruto comercializado com o nome de papaia ou mamão.

Espécies anteriormente no género[editar | editar código-fonte]

A maioria das espécies que anteriormente estavam incluídas no género Carica foram transferidas para o género Vasconcellea, com apenas algumas espécies a transitarem para os géneros Jacaratia e Jarilla. A sinonímia resultante é a seguinte:

Notas

  1. «Carica» (em inglês). The Plant List. 2010. Consultado em 2 de agosto de 2014 
  2. Missouri Botanicaal Garden (2014). Tropico, ed. «Carica L.» (em inglês). Consultado em 2 de agosto de 2014 
  3. «Caracterização bioquímica e farmacológica de proteases do látex de carica candamarcensis com atividade mitogênica». Biblioteca Digital da UFMG 

Classificação lineana do género[editar | editar código-fonte]

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Dioecia, ordem Decandria Species plantarum (1753)

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Germplasm Resources Information Network: Carica
  • Germplasm Resources Information Network: Carica species list and synonymy
  • Aradhya, M. K. et al. (1999). A phylogenetic analysis of the genus Carica L. (Caricaceae) based on restriction fragment length variation in a cpDNA intergenic spacer region. Genet. Resources Crop Evol. 46: 579–586.
  • Badillo, V. M. (2000). Carica L. vs. Vasconcella St. Hil. (Caricaceae) con la rehabilitacion de este ultimo. Ernstia 10: 74–79.
  • Van Droogenbroeck, B. et al. (2002). AFLP analysis of genetic relationships among papaya and its wild relatives (Caricaceae) from Ecuador. Theoret. Appl. Genet. 105: 289–297.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carica
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Carica