Carlos II Tocco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Carlos II Tocco
Déspota do Epiro
Tocco stemma.png
Armas dos Tocco
Reinado 14111429
Consorte Ramondina de Ventimiglia
Antecessor(a) Jorge Buondelmonti
Sucessor(a) Leonardo III Tocco
Casa Família Tocco
Morte 1448
Filho(s) Leonardo III Tocco
João Tocco (Giovanni)
Antônio Tocco
Elvira Tocco
Pai Leonardo I Tocco
Mãe Madalena Buondelmonti

Carlos II Tocco (em italiano: Carlo II Tocco) foi governante do Epiro de 1429 até 1448. Era filho de Leonardo II Tocco, irmão mais novo de Carlos I Tocco, o conde palatino de Condado palatino de Cefalônia e Zaquintos, duque de Lêucade e governante do Epiro. Em 1424, Carlos II e suas irmãs foram adotadas por Carlo I. Sua irmã Madalena Tocco casou-se com o futuro imperador bizantino Constantino XI Paleólogo em 1428, mas morreu no ano seguinte.

Em julho de 1429, Carlos II sucedeu ao tio em todos os seus domínios, mas sofreu com a oposição dos filhos ilegítimos de Carlos liderados por Memnene. Ele e os irmãos apelaram ao sultão otomano Murade II para tentar assegurar a herança do pai e, contente com a oportunidade de intervir, o sultão enviou uma força militar liderada pelo general Sinan, que deu início às negociações com a facção anti-latina de Joanina e, depois de garantir os direitos dos nobres, conseguiu que a cidade se rendesse em 9 de outubro de 1430.

Carlos II continuou a governar sobre o resto de seu território no Epiro a partir de Arta como um vassalo otomano enquanto os filhos rebeldes do tio receberam domínios na Acarnânia na posição de dependentes otomanos. Carlos II morreu em outubro de 1448 e foi sucedido pelo filho, Leonardo III Tocco. Depois da conquista otomana, os territórios dos Tocco se transformaram num sanjaco chamado "Karlı İli", derivado de "Carlo II".

Família[editar | editar código-fonte]

De seu casamento com Ramondina de Ventimiglia, Carlos teve quatro filhos:

  • Leonardo III Tocco, que o sucedeu no Epiro.
  • João Tocco (Giovanni)
  • Antônio Tocco
  • Elvira Tocco

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Carlos I
Monarca do Epiro
1429–1448
Sucedido por
Leonardo III

Bibliografia[editar | editar código-fonte]