Carlos Roberto Jamil Cury

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos Roberto Jamil Cury
cury.jpg
Professor Carlos Roberto J. Cury no Congresso de Educação Básica (COEB) em 2019, promovido Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação.

Carlos Roberto Jamil Cury é um filósofo e professor brasileiro. É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)[1] e foi presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.[2]

É membro do Comitê Científico do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG.[3][4] Entre os anos de 1996 e 2004 foi membro do Conselho Nacional de Educação na Câmara de Educação Básica da qual foi presidente por duas vezes. Presidiu, também, a CAPES no ano de 2003 e, nesta mesma entidade, foi membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (2009-2011). Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e foi, também, membro da Câmara de Ciências Humanas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e é, atualmente, membro do Conselho Superior da CAPES.

Formação acadêmica[editar | editar código-fonte]

Graduado em filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), é Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela mesma instituição (1979). Concluiu pós-doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1994. Concluiu estudos pós-doutorais junto à Université de Paris (René Descartes, 1995) e na École des Hauts Études en Sciences Sociales, EHESS, França (1998-1999). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2011.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

É professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, da qual é professor emérito. Nessa universidade atuou também como pró-reitor adjunto de pesquisa. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Tem experiência na área de Direito à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lei de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. É Bolsista de Produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

  1. «Carlos Roberto Jamil Cury». Universidade Federal de Minas Gerais. Consultado em 22 de janeiro de 2020 
  2. «História e Missão». Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Consultado em 22 de janeiro de 2020 
  3. Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares, [1], Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares, 22 de janeiro de 2020.
  4. Carlos Roberto Jamil Cury, [2], Plataforma Lattes, 22 de janeiro de 2020.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.