Saltar para o conteúdo

Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Fernandoe (discussão | contribs)
Gusthavum (discussão | contribs)
Linha 24: Linha 24:
== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==
* [[Ramo de Saxe-Coburgo e Bragança]]
* [[Ramo de Saxe-Coburgo e Bragança]]
* [[http://blogmonarquista.blogspot.com/2009_08_01_archive.html]]A Família Real e o seu amor ao Brasil

{{ref-section}}
{{ref-section}}



Revisão das 20h58min de 13 de fevereiro de 2011

Brasão do Ramo de Saxe-Coburgo e Bragança.

Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança (Gmunden, Alta Áustria, 16 de julho de 1931), barão de Bordonha e Valnigra, é o atual chefe do ramo de Saxe-Coburgo e Bragança,[carece de fontes?] um dos ramos da família imperial brasileira.

Biografia

Austríaco naturalizado brasileiro, Carlos Tasso é o filho mais velho da princesa Teresa de Saxe-Coburgo-Gota (1902-1990), a terceira filha de Augusto Leopoldo, e de Lamoral, barão de Bordonha e Valnigra (1900-?).[1] Ele tem duas irmãs, Alice e Maria Cristina, e um irmão mais novo, Filipe (que serviu como tenente na marinha brasileira). A Casa de Tasso, de antiga nobreza, era responsável pelos correios do Sacro Império Romano-Germânico, tendo dela pertencido o poeta Torquato Tasso.

No dia 15 de dezembro de 1956, casou-se em primeiras núpcias com a paulista Denise Pais de Almeida (n. 1936), com quem não teve filhos.[1] Em 17 de janeiro de 1969, Carlos Tasso desposou Walburga de Habsburgo, arquiduquesa da Áustria, bisneta do grão-duque Fernando IV de Toscana e trineta do Imperador Francisco José I da Áustria.[1] Ele e sua segunda esposa tiveram oito filhos, que conservam também a nacionalidade brasileira[carece de fontes?].

Sua dedicação ao estudo da História do Brasil começou quando ainda era jovem. Realizou seus estudos na Áustria, Itália e no Brasil, no tradicional colégio Santo Inácio e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ambas as instituições localizadas na cidade do Rio. Publicou vários trabalhos e até hoje realiza pesquisas históricas e econômicas relativas ao Brasil.[carece de fontes?] Desde 1966, é um membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), estando envolvido também com outras entidades culturais. Também, foi presidente do Rotary Internacional italiano entre 1992 e 1993.[carece de fontes?]

Foi cafeicultor no estado do Paraná, atividade que não pratica mais, trabalhou em Frankfurt como diretor da Henniger Internacional e é proprietário de uma empresa agrícola baseada no Castelo de Villalta, no norte da Itália, herança de seus ancestrais paternos.[carece de fontes?]

Precedido por
Teresa Cristina de Saxe-Coburgo-Gota e Bragança

Chefe do Ramo de Saxe-Coburgo e Bragança

1990 — presente
Sucedido por
titular
Herdeiro aparente:
Afonso Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança

Ver também

Referências

  1. a b c [1]


Predefinição:FamImpBrasileira