Carlos Teodoro Maximiliano da Baviera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2010)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Carlos Teodoro
Príncipe da Baviera
 
Cônjuge Maria Ana Sofia de Pétin (1823-1838)
Henriette Schoeller (1859-1866)
Descendência Carolina Sofia
Maximiliana Teodora
Francisca Sofia
Nascimento 7 de julho de 1795
  Munique, Reino da Baviera
Morte 16 de agosto de 1875 (80 anos)
  Tegernsee, Reino da Baviera
Pai Maximiliano I
Mãe Augusta Guilhermina de Hesse-Darmstadt

Carlos Teodoro Maximiliano Augusto da Baviera (em alemão: Karl Theodor Maximilian August von Bayern) (Munique, 7 de julho de 1795 - Tegernsee, 16 de agosto de 1875), foi príncipe da Baviera.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Carlos era o filho mais novo do rei Maximiliano I José da Baviera e de sua primeira esposa, a princesa Augusta Guilhermina de Hesse-Darmstadt. Seus avós paternos foram o conde palatino Frederico de Zweibrücken-Birkenfeld e Maria Francisca de Sulzbach; enquanto seus avós maternos foram o príncipe Jorge Guilherme de Hesse-Darmstadt e Carlota de Hanau-Lichtenberg.

Perdeu a mãe quando tinha menos de um ano de idade. Seu pai casou-se novamente em 1797, com a princesa Carolina de Baden, com quem teve oito filhos e, em 1805, tornou-se rei da Baviera, como Maximiliano I. Assim, Carlos tornou-se o segundo na linha de sucessão ao trono, precedido por seu irmão mais velho, Luís.

Em 1825, com a morte de seu pai, Luís I foi nomeado para sucedê-lo. O novo rei já tinha três filhos varões com sua esposa, a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. Com uma remota possibilidade de vir a sentar-se no trono da Baviera, Carlos Teodoro ingressou na carreira militar.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Casou-se em 1 de outubro de 1823, morganaticamente, com Maria Ana Sofia de Pétin, para quem foi criado o título de Baronesa de Bayrstorff. O casal teve três filhas:

  • Carolina Sofia (1816-1889), casada com o o príncipe Adolfo de Gumppenberg.
  • Maximiliana Teodora (1823-1885), casada com o conde Augusto de Drechselzu Deufstetten.
  • Francisca Sofia (1827-1912), casada com o brasileiro Paulo Martins de Almeida, visconde de Almeida.

Maria Ana morreu em 1838 e Carlos voltou a casar-se em 7 de maio de 1859, também morganaticamente, com Henriette Schoeller. Esse matrimônio não gerou filhos.

Carreira militar[editar | editar código-fonte]

Ele ingressou no exército já em 1813, sendo nomeado marechal de campo em 1841.

Quando a Confederação Germânica, da qual fazia parte o Reino da Baviera, entrou na guerra contra a Prússia, em 16 de junho de 1865, Luís II da Baviera nomeou seu tio avô comandante supremo do exército bávaro, apesar de Carlos Teodoro já contar com 71 anos. Como estrategista militar foi convocado o general Ludwig van der Tann.

No início da Guerra Austro Prussiana as tropas da Bavária, que formaram o VII Corpo de Combatentes da União, foram enviadas ao norte para unirem-se ao VIII Corpo de Combatentes, formado por tropas de Württemberg, Hesse e Baden. A escolha do idoso Carlos Teodoro e de Van der Tann, que até então só havia realizado tarefas burocráticas no Ministério da Guerra, resultou num grande erro: as tropas austríacas e da União se separaram, permitindo a invasão inimiga a partir do sul.

Sucessivamente, o exército bávaro, reduzido devido aos pesados ataques sofridos anteriormente pelo exército prussiano, recebeu ordens para se juntar ao exército de Hanôver em retirada. Carlos Teodoro, desconhecendo a localização dessas tropas, atrasou o embarque de reforços e o exército bávaro chegou tarde demais para prestar qualquer tipo de socorro.

Em 3 de julho, a Áustria sofre uma dura derrota na Batalha de Königgrätz, enquanto Hanôver assinava a rendição na Batalha de Langensalza. Cientes de que os prussianos marchavam agora contra o exército bávaro, regimentos inteiros de cavalaria fugiram. Em 16 de julho, a Baviera deu início às negociações de paz com a Prússia, concluídas com o Armistício de Nikolsburg, que pôs fim à Guerra Austro Prussiana.

Morte[editar | editar código-fonte]

Carlos Teodoro morreu em Tegernsee, a 16 de agosto de 1875, aos 80 anos de idade. Seu corpo foi sepultado no Mausoleum da Igreja de Santo Estéfano, em Söcking, distrito da cidade de Starnberg.

Nota[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carlos Teodoro Maximiliano da Baviera