Casamento entre pessoas do mesmo sexo no Japão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Reconhecimento legal de
relacionamentos entre o mesmo sexo
Casamento
Realizado em algumas jurisdições
Reconhecido, mas não realizado
Portal LGBT

O casamento entre pessoas do mesmo sexo no Japão não é legal e não está em discussão a introdução da iniciativa na legislação do país, apesar da ampla e histórica aceitação de homossexuais e as relações homoafetivas.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

O artigo 24 da Constituição japonesa afirma que "O casamento será baseado apenas no consentimento mútuo de ambos os sexos e deverá ser mantido através de cooperação mútua com igualdade de direitos entre marido e mulher."

Em 27 de março de 2009, o Japão passou a reconhecer o casamento de seus cidadãos homossexuais que se casassem com parceiros estrangeiros do mesmo sexo em países onde os casamentos homossexuais são legais. O Japão não permitia casamentos do mesmo sexo em sua legislação até agora, também se recusou a emitir um documento-chave necessário para os cidadãos casarem-se no exterior se o cônjuge pretendido pelo requerente era do mesmo gênero. De acordo com a mudança, o Ministério da Justiça do Japão instruiu as autoridades locais a emitir o certificado de chave-que reconhece as uniões entre um cidadão japonês homossexual e um companheiro estrangeiro do mesmo sexo, casados no exterior.1

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]