Casimiro III da Polônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casimiro, o Grande
Casimir III o Grande, por Jan Matejko
Rei da Polônia
Reinado 1333–1370
Coroação 25 de abril de 1333
Predecessor Ladislau I
Sucessor Luís, o Grande
Descendência
Isabel da Polônia
Ana da Polônia
Nome completo
Kazimierz Wielki
Casa Real Piast POL województwo wielkopolskie COA.svg
Pai Ladislau I
Mãe Edwiges de Kalisz
Nascimento 30 de Abril de 1310 (704 anos)
Kowal, Polônia
Morte 05 de novembro de 1370 (60 anos)
Cracóvia, Polônia
Enterro Catedral de Wawel

Casimiro III da Polônia, dito Casimiro, o Grande, em polonês Kazimierz Wielki (Kowal, Cujávia, 30 de abril de 1310 – Cracóvia, 5 de novembre de 1370) reinou na Polônia entre 1333 até sua morte. Filho de Ladislau I, o Breve e de Edviges de Gniezno e da Grande Polônia, é considerado como o verdadeiro unificador da Polônia. Casimiro foi o último soberano polonês da antiga dinastia dos Piast.

Em seus 37 anos de reinado, Casimiro III mais que duplicou o território do país. Iniciou importantes reformas administrativas, judiciais e legislativas e incorporou a Galícia. Fundou várias cidades e concedeu autonomia aos governos locais. Construiu mais de cinquenta castelos e ajudou a edificar várias igrejas. Em 1364, fundou a Universidade de Cracóvia.

Morreu em um acidente de caça e após sua morte foi cognominado "o Grande".

Como não tinha herdeiros varões, designou como seu herdeiro, em 1355, o seu sobrinho Luís I da Hungria, fiho de sua irmã Isabel e de Carlos Roberto da Hungria, da Casa d'Anjou o que significaria a união das coroas húngara e polonesa.

Porém a união pessoal, que desagradava boa parte da alta nobreza da Polônia, desfez-se logo após a morte de Luís I, em 1382, apenas doze anos após a morte de Casimiro III. Assim, uma de suas filhas de Luís I, Maria, assumiu a coroa húngara, enquanto a outra, Edviges, com apenas 11 anos, tornou-se "Rei da Polônia" (sic), significando que a sua ascensão ao trono acontecia por seu próprio direito e não como rainha consorte. Com Edviges d'Anjou, a Polônia recupera sua independência da Hungria. De seu casamento com Jogaila ou Władysław Jagiełło (posteriormente Ladislau II), nasce a dinastia Jaguelônica que constituirá, através da Comunidade polaco-lituana, um dos mais poderosos impérios europeus pelos três séculos seguintes.

No jogo Sid Meier's Civilization V, Casimiro III é um dos líderes jogáveis, representante da Polônia.

Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.