Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Basílica de Nossa Senhora do Pilar redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Igreja de Nossa Senhora do Pilar.
Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça, na Espanha

A Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar, no centro da cidade de Saragoça, é o maior templo barroco de Espanha.

Reza a lenda que a basílica fica no exato local onde Maria, mãe de Jesus, teria surgido ao apóstolo Tiago, em cima de um pilar ou coluna, quando este andava a pregar aos povos da Península Ibérica.

História[editar | editar código-fonte]

O apóstolo Tiago encontrava-se em Cesaraugusta, nas margens do rio Ebro, junto a um pequeno grupo de convertidos que tinham escutado e acreditado na sua pregação. Ainda assim, os restantes cesaraugustanos não acreditavam no apóstolo, pelo que este começou a perder forças e a questionar-se sobre se teria sentido continuar a espalhar a mensagem de Jesus nesta terra. Quando a sua fraqueza pelo desânimo lhe fez perder o seu valor, viu Maria, a mãe de Jesus, rodeada de anjos que vinham desde Jerusalém para confortá-lo e renovar os seus ânimos. A Santíssima Virgem entregou a Santiago o Pilar, a Coluna de jaspe que hoje sustenta a sua imagem, como símbolo da força que devia ter a sua fé. Este episódio sucedeu-se na madrugada do dia 2 de Janeiro do ano 40 do século I. Maria conversou com Santiago e encarregou-o de levantar um templo sobre a Coluna ou Pilar que trouxe, convertendo-se assim no primeiro santuário Mariano da cristandade[1].

Datas importantes[editar | editar código-fonte]

Rodeando o pilar, a imagem da Virgem veste todos os dias um dos muitos mantos oferecidos pelos fiéis, instituições e associações. Nos dias 2, 12 e 20 de cada mês a Imagem aparece sobre a coluna sem o manto, devido às seguintes comemorações[2]:

  • 2 de Janeiro - Festa da Vinda da Virgem;
  • 12 de Outubro - Festa do Pilar;
  • 20 de Maio - Festa da Coroação Canónica (em 1905).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.