Santuários Marianos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa com a localização dos (antigos) quatro santuários.

A Rota Mariana é um itinerário de interesse cultural e religioso que une os seguintes santuários: Santuário do Pilar, Santuário de Torreciudad, Santuário de Montserrat, Santuário de Lourdes e Santuário de Meritxell (este último uniu-se à rota em março de 2014). É um itinerário de fé guiado pela espiritualidade e devoção mariana (devoção e culto à Virgem Maria) possuidor de uma grande riqueza turística, patrimonial, rural, gastronómica e natural.

Desenvolve-se pelas comunidades autónomas de Aragão e Catalunha em Espanha, pelas regiões de Aquitania e Sul-Pirenéus em França e pelo Principado de Andorra. Trata-se pois de um itinerário plural e multicultural com importantes atractivos e uma variada oferta complementar, onde cada santuário possui umas qualidades e características próprias.

Actualmente é um dos destinos de peregrinação mariana mais visitado e reconhecido em Espanha e França, bem como em outros países de Europa (Itália, Portugal, Alemanha, Polónia, etc.) e no centro e sul de América.

Os santuários anteriormente mencionados (Pilar, Torreciudad, Montserrat, Santuário de Meritxell e Lourdes) uniram-se para fundar a Associação para a Promoção da Rota Mariana cujo objectivo é a promoção tanto dos próprios santuários, da devoção mariana e das bondades e riquezas do território no que se encontra. A associação criou uma página destinada a possíveis peregrinos e visitantes em que se pode encontrar tanto informação religiosa como um amplo conteúdo turístico da cada uma das zonas onde decorre a rota.

Santuários[editar | editar código-fonte]

Os 5 santuários que compõem a rota mariana são[1]:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]