Saltar para o conteúdo

Categoria Discussão:!Predefinições sobre religiões para tabelas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 7 de fevereiro de 2023 de Kássio Santiago no tópico WP:ÍCONES

WP:ÍCONES[editar código-fonte]

Olá @Kássio Santiago: Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho. Sei como é reconfortante encontrar um nicho ainda não explorado da Wikipédia e labutar para melhorá-lo progressivamente, vendo os frutos do seu trabalho por muitos artigos. É o tipo de experiência que nos forma, nós esse grupo esquisito dos wikipedistas. Dito isso, venho infelizmente trazer uma contestação do seu trabalho. Trata-se de um debate longo, antigo e que aconteceu tanto aqui quanto na wiki anglófona. A contenda girou na verdade sobre aquelas bandeirinhas que a gente põe na infocaixa, mas é uma questão generalizável que está sintetizada em WP:ÍCONES.

Todas as questões levantadas naquela página sobre os países aplicam-se igualmente às religiões, ou de maneira ainda mais forte. A identificação de uma pessoa ou mesmo de um grupo com um religião específica pode ser subjetiva, mutável e imprecisa o suficiente para frustrar qualquer enciclopedista e sua tentativa de catalogar o mundo de maneira moderna e racional. A própria ideia de representar toda e qualquer religião com um símbolo pode ser não só anacronística, mas também culturalmente insensível. Algumas das escolhas que você fez na montagem das predefinições são claramente arbitrárias. Eu concordaria que o símbolo do cristianismo é uma cruz, mas por que você escolheu a cruz para o catolicismo, especificamente, e o ichthus para "cristianismo"? Por que os protestantes ficam com uma cruz de ouro? E por que uma predefinição para "protestantismo" e não uma para cada uma das dezenas de ramificações? O ponto de interrogação para "religião étnica" me parece quase ofensivo. Usar o desenho estilizado de um beija-flor para representar a religião tupi-guarani parece a decisão mais complicada.

Enfim. Os pontos acima não são uma discordância de mérito, mas sim uma questão de metodologia. Assim como devemos evitar associar Carmem Miranda a uma bandeira específica, seja de Portugal ou do Brasil, também não devemos associar religiões à símbolos específicos, como se universais fossem. — Épico (disc)/(contrib) 18h08min de 7 de fevereiro de 2023 (UTC)Responder

Boa tarde @Épico, recebo com serenidade suas contestações. É assim que fazemos esta enciclopédia evoluir.
Inicio discordando de sua afirmação de que A identificação de uma pessoa ou mesmo de um grupo com um religião específica pode ser subjetiva, mutável e imprecisa o suficiente para frustrar qualquer enciclopedista e sua tentativa de catalogar o mundo de maneira moderna e racional. Se assim o é podemos apagar todos os artigos do Portal Religião. Que pode ser subjetiva, mutável e imprecisa é fato, porém o que fazemos todo o tempo é apresentar recortes da realidade no momento e imprimi-los em nossos artigos submetendo-os a permanente atualização.
Quanto as arbitrariedades apontadas, ocorrem no intuito de representar de forma mais generalista a religiosidade em questão e obediência às fontes especificadas, a página discutida é uma categoria que visa listar predefinições, não é um artigo. O caso do Ichthus como representação ao cristianismo exemplifica, nem todas as denominações cristãs reconhecem-se na cruz, então coube selecionar o símbolo mais antigo e aplicável à totalidade dos grupos, já que representa o Cristo. A existência da predefinição Protestantismo se dá pela mesma razão, é uma subdivisão do cristianismo a ser usada quando as fontes especificam essa subdivisão ao invés do genérico cristianismo, havendo também diversas subdivisões do próprio protestantismo também (como anglicanismo, calvinismo, luteranismo, presbiterianismo, etc.) a serem utilizadas quando as fontes assim especificarem.
Como iniciei este projeto é também natural que eu cometa deslizes (que tento evitar com embasamento e fontes) e é o que espero da comunidade as opiniões e edições que amadureçam-no. Como estas duas específicas que me apresentou sobre o ponto de interrogação para as religiões étnicas (que visava expressar a imprecisão das fontes para qual se trata) e a cruz de ouro para o protestantismo (que acabei por crer um ícone representativo de várias denominações por vício vindo da wiki anglófona). Para tais já procederei retificação. O escolha do colibri para a religião Tupi-guarani se deu por ser a imanifestação de Tupã durante a criação.
Convido o confrade a discutir especificamente os pontos em que creia as associações imprecisas ou incabíveis para que possam ser maturadas, o tentei por vezes em portais para chamar mais editores ao processo, mas parece que estes estão pouco presentes na atual cultura wikipedista.
Um abraço - - Santiago ↀᴥↀ^) ฅ 20h03min de 7 de fevereiro de 2023 (UTC)Responder