Cavarzere

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Itália Cavarzere 
  Comuna  
Palazzo Barbiani, sede do município
Palazzo Barbiani, sede do município
Palazzo Barbiani, sede do município
Símbolos
Brasão de armas de Cavarzere
Brasão de armas
Localização
Cavarzere está localizado em: Itália
Cavarzere
Localização de Cavarzere na Itália
Coordenadas 45° 8' 13.25" N 12° 4' 57.17" E
País Itália
Região Vêneto
Província Veneza
Características geográficas
Área total 140,44 km²
População total 14 066[1] hab.
Densidade 100,11 hab./km²
Altitude 4 m
Outros dados
Comunas limítrofes Adria (RO), Agna (PD), Anguillara Veneta (PD), Chioggia, Cona, Loreo (RO), Pettorazza Grimani (RO), San Martino di Venezze (RO)
Código ISTAT 027006
Código postal 30014
Prefixo telefônico 0426
Padroeiro San Mauro di Parenzo
Feriado 22 de novembro e 19 de março
Sítio http://www.comune.cavarzere.ve.it/

Cavarzere (pronuncia: /kaˈvarʣere/) é uma comuna italiana com cerca de 15.504 habitantes, da província de Veneza, que estende-se por uma área de 140 km², tendo uma densidade populacional de 111 hab/km². Faz fronteira com Adria (RO), Agna (PD), Anguillara Veneta (PD), Chioggia, Cona, Loreo (RO), Pettorazza Grimani (RO), San Martino di Venezze (RO).[2][3][4]

Geografia física[editar | editar código-fonte]

Território[editar | editar código-fonte]

Cavazere

O território faz parte da Planície Veneto-Friulana e por isso a comune é totalmente plana. Todavia, o passado de zona pantanosa ainda carrega os seus traços: grandes porções do território do município estão abaixo do nível do mar. Para eliminar definitivamente os pântanos de Cavarzere foram construídos e corrigidos muitos níveis de canais e foi reforçada o aterro do Rio Ádige.

O centro construído é atravessado pelo rio Ádige, o qual mudou o curso várias vezes e em particular assumiu o presente curso em 589 com a inundação em Cucca.[5] Em adição a isso, o limite administrativo municipal está sobre o Gorzone, o Botta, o Tartaro-Osellin. O Adigetto e o Canal dei Cuori seguem dentro do município de Cavarzere respectivamente ao sul e ao norte.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

  • Boscochiaro : situado entre o rio Ádige e o canal Gorzone, a 4 km de Cavarzere. Também engloba a localidade de Sant'Antonio, Viola, Martinelle, Fossacoccola e Buoro. O nome do lugar é provavelmente derivado a presença de uma "madeira (bosco)" rara de choupos e salgueiros. Entre as notícias locais, em 21 de maio de 1950 aconteceu o colapso de uma passarela no canal que custou a vida de quinze crianças. Existe hoje um monumento homenageando as crianças.[6]
  • Valcerere-Dolfina : é situado a direita do canal Gorzone a 10,5 km de Cavarzere e tem fronteira com o povoado de San Pietro localizado no lado direito do rio Ádige.

História[editar | editar código-fonte]

Nasceu como um posto fortificado avançado de Adria e foi em seguida ocupado pelos Romanos. Pela Fossiones philistinae, o sistema de aterro do Ádige foi um pouco mais ao norte, então foi nomeado de Caput aggeris, ou Caputargilis, Caput Argelle, Capo d'Argile, Cao d'Arzere (em dialeto veneto) e finalmente Cavarzere.[7]

Antigamente incluído na Lagoa de Veneza, foi um refúgio para a população da área por causa da invasão dos Hunos em 452 e dos Lombardos em 568. Desde que faz parte da Veneza Marítima, evoluiu para Ducato de Veneza.

No século XII era governado por um prefeito enviado da República de Veneza.
No século XVI o castelo foi demolido: em seu lugar agora é a catedral as margens do rio Ádige. O brasão da cidade ainda figura o antigo castelo[8]

Durante a República Cisalpina o território municipal de Cavarzere foi desmembrado em três municípios: Cavarzere Destro, San Giuseppe e Rottanova. Em razão do Tratado de Campoformio, Cavarzere Destro foi para o domínio austríaco e Cavarzere Sinistro para o domínio napoleônico juntamente com San Giuseppe, rescindindo seus laços com Veneza.[9]
Em 1923 teve que ser dividido entre a província de Rovigo e de Veneza, mas os protestos da população fizeram retroceder a divisão.

Foi quase completamente destruído ao solo por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial por não permitir passar os alemães[10] e esse motivo é semelhante com Cassino.[11] Sofreu danos por causa da Inundação de Polesine em 14 de novembro de 1951. Settimo Torinese, também afetada, foi um destino dos afetados pela enchente, que se transferiram permanentemente.

Em 1996 ganhou o reconhecimento de "cidade" com decreto do Presidente da República.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Variação demográfica do município entre 1861 e 2011[4]
Fonte: Istituto Nazionale di Statistica (ISTAT) - Elaboração gráfica da Wikipedia

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://demo.istat.it/bil2015/index.html
  2. «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat 
  3. «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat 
  4. a b «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 
  5. Paulo Diácono, Paulo Diácono. «Liber_III». Historia do povo lombardo (em latim). [S.l.: s.n.] p. 23 
  6. «Boscochiaro: monumento in ricordo del 21 Maggio 1950» (em italiano). Consultado em 1 de fevereiro de 2017 
  7. «Storia» (em italiano). Consultado em 1 de fevereiro de 2017. Cavarzere, lembo di terra polesana e veneziana... e quindi Cavarzere. 
  8. «Storia» (em italiano). Consultado em 1 de fevereiro de 2017. La rappresentazione del castello... padovani e degli abitanti di Este. 
  9. «Sagra di San Giuseppe» (em italiano). Consultado em 1 de fevereiro de 2017. ...San Giuseppe durante la Repubblica Cisalpina... destro sotto l’Impero Asburgico) 
  10. «Storia» (em italiano). Consultado em 1 de fevereiro de 2017. ...Durante la seconda guerra mondiale Cavarzere fu quasi rasa al suolo dai bombardamenti aerei a tappeto ... dai sacrifici e dall’ingegno dei loro padri. 
  11. Atkinson, Rick (2 de outubro de 2007). The Day of Battle: The War in Sicily and Italy, 1943-1944 [Dia de Batalha: Guerra na Sicília e Itália, 1943-1944]. [S.l.]: Henry Holt & Co.