Cellar door

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma porta de adega (cellar door) em uma antiga fazenda romena.

Em inglês, Cellar door ("porta de adega") é um famoso substantivo composto característico por sua eufonia (especialmente em sua pronúncia britânica /sɛləˈdɔː/). É considerado por vários autores — sejam eles naturais de países que falam a língua ou estrangeiros — como o maior exemplo de beleza sonora entre frases ou palavras na língua inglesa, sem levar em conta a semântica.[1] O autor original dessa atribuição é desconhecido, embora se saiba que a beleza sonora de cellar door já é observada desde o início do século XX.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

J. R. R. Tolkien declarou no seu ensaio "English and Welsh" que a sonoridade de cellar door é mais bonita que o céu.[1]

A frase também aparece em uma cena do filme americano Donnie Darko, numa conversa entre o protagonista (Jake Gyllenhaal) e sua professora de literatura (Drew Barrymore). O diretor e roteirista do filme, Richard Kelly, declarou que sua inspiração foi a suposta adoração de Edgar Allan Poe pela frase.[2]

Cellar door também aparece num sketch do grupo de comédia inglês Monty Python, no qual várias palavras são classificadas de acordo com sua sonoridade.

Referências

  1. a b Barrett, Grant (14 de fevereiro de 2010). «On Language: Cellar Door». New York Times (em inglês) [S.l.: s.n.] p. 16, Sunday magazine. Consultado em 27 de fevereiro de 2010. 
  2. Ross Smith, Inside Language, Walking Tree Publishers (2007), p. 65).