Centro Estadual de Treinamento Esportivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE) é um centro de treinamento multiesportivo da cidade de Porto Alegre, mantido pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul. O CETE abre diariamente, das 6 às 22 horas, e as atividades são gratuitas.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Sua história teve início em 1963, com a desapropriação pelo governo do Estado de uma grande área pertencente à Metalúrgica Favareto, localizada na Rua Gonçalves Dias, no bairro Menino Deus.

No local foi criado um centro de treinamento, vinculado ao Departamento Estadual de Educação Física (DED) e ligado à Secretaria de Educação, que disponibilizou a prática de diversas modalidades esportivas à comunidade, através da implantação de escolinhas.

A partir de 2002, o CETE passou a integrar a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, um órgão pertencente à Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

O CETE tem pista de corrida ou caminhada, estrutura para arremesso de peso e disco e também para salto em distância. Além disso, tem campo de futebol, dois ginásios, estacionamento e parque para as crianças brincarem.

A pista de atletismo tem piso profissional, com oito raias numeradas. Do lado de fora da pista, em dois pontos diferentes, existem barras para fazer exercícios e para alongamento antes e depois da corrida.

Um dos ginásios tem quadra de handebol e voleibol. Além das quadras, há uma academia de musculação. O outro ginásio oferece treinamentos de ginástica artística.

Há também uma casa dentro do CETE onde ocorrem treinos de lutas, como caratê, boxe, hapkidô e judô, além de ginástica localizada e ioga.

Atletas[1][editar | editar código-fonte]

Das escolinhas do CETE surgiram vários atletas, e que hoje são conhecidos nacional e até mesmo internacionalmente, como a ginasta Daiane dos Santos. Outro atleta que iniciou a carreira no local foi o judoca campeão mundial João Derly. O campeão olímpico e mundial de vôlei pelo Brasil, Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão, também iniciou a carreira no CETE.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]