Centro Mundial Bahá'í

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Centro Mundial Bahá'í é a designação dada ao centro espiritual e administrativo da Fé Bahá'í.[1] O Centro Mundial consiste no Santuário de Bahá'u'lláh, perto de Acre, Israel, o Santuário do Báb e seus jardins no Monte Carmelo, em Haifa, além de vários outros edifícios na área, incluindo os edifícios d'O Arco.[1]

Grande parte da governança e coordenação internacional da Fé Bahá'í ocorrem no Centro Mundial. Estas incluem decisões que afetam a religião em um nível global, bem como o estudo e a tradução dos escritos sagrados bahá'ís. A Casa Universal de Justiça, que representa o órgão supremo da Fé Bahá'í, está sediada em Haifa. O Centro Mundial Bahá'í também é o destino atual de peregrinação bahá'í.

O Centro Mundial Bahá'í tem suas origens históricas na área, que antes era parte da Síria Otomana.[2] Isto remonta aos anos 1850 e 1860, quando o então do Irã, Nasser al-Din Shah, e o sultão do Império Otomano, Abd-ul-Aziz, exilaram Bahá'u'lláh do Irã para a fortaleza de Acre para viver no encarceramento.[3]

Muitos dos locais no Centro Mundial Bahá'í, incluindo os patamares e do Santuário do Báb que constituem a encosta norte do Monte Carmelo, são considerados Patrimônios da Humanidade pela UNESCO desde julho de 2008.[4] [5]

História[editar | editar código-fonte]

Jardins no Monte Carmelo, ao fundo o Santuário do Báb, que também está associado ao Centro Mundial Bahá'í

A localização do centro administrativo foi resultado do banimento e aprisionamento de Bahá'u'lláh, fundador da Fé Bahá'í, quando foi enviado para a colônia penal de Akká em 1868. Neste local viveu o resto de sua vida, vindo a falecer em 1892. O local onde seriam construídos os prédios do Centro Mundial Bahá'í foi indicado por Bahá'u'lláh a Seu filho 'Abdu'l-Bahá durante uma visita a Haifa. O estabelecimento do centro administrativo no Monte Carmelo foi também indicado por Bahá'u'lláh em Epístola do Carmelo, no qual é considerado um dos principais documentos da administração Bahá'í.

Em 1947, a Organização das Nações Unidas formou um plano de partilha de uma região litorânea do oriente médio, propondo uma divisão de terras entre judeus e árabes, com a falha dos acordos, o desentendimento acabou resultando na Guerra árabe-israelense, os Bahá'ís então foram aconselhados a não ensinar a fé neste local ou viver na palestina. Este acordo feito entre Shoghi Effendi, designado o Guardião da Fé Bahá'í, e o governo de Israel da época permanece, e atualmente os Bahá'ís que vivem no Estado de Israel são os que trabalham no Centro Mundial Bahá'í, sendo de caráter temporário.

Administração[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Administração Bahá'í

Todas as questões da Fé Bahá'í de cunho internacional são coordenadas no Centro Mundial Bahá'í. Inclui decisões que afetam as comunidades em nível global, a canalização de fundos e o estudo e tradução das Escrituras Sagradas Bahá'ís.

Fica localizada também no Monte Carmelo a Casa Universal de Justiça, que representa o corpo governamental supremo da Fé Bahá'í, junto com o Centro Internacional de Ensino, que coordena as atividades entre os Conselheiros Continentais, bem como sendo o intermediário entre eles e a Casa de Justiça.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Panorama da cidade de Haifa, Israel, a partir dos patamares do Centro Mundial Bahá'í, no Monte Carmelo.

Referências

  1. a b Smith, Peter (2000). «Bahá'í World Centre». A concise encyclopedia of the Bahá'í Faith. Oxford: Oneworld Publications. pp. 71–72. ISBN 1-85168-184-1. 
  2. Chehabi 2008, pp. 190–194
  3. Buck 2003, pp. 83–106
  4. UNESCO World Heritage Centre (8 de julho de 2008). «Three new sites inscribed on UNESCO’s World Heritage List». Arquivado desde o original em 10 de julho de 2008. Consultado em 8 de julho de 2008. 
  5. World Heritage Committee (2 de julho de 2007). «Convention concerning the protection of the world cultural and natural heritage» (PDF). p. 34. Consultado em 8 de julho de 2008. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Centro Mundial Bahá'í
Ícone de esboço Este artigo sobre fé bahá'í é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.