Monte Carmelo (Israel)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Monte Carmelo, veja Monte Carmelo (desambiguação).
Monte Carmelo
A vegetação de tipo mediterrânico no Monte Carmelo.
Coordenadas 32° 44′ N 35° 03′ E
Altitude 525,4 m (1 724 pés)
Localização Israel Israel

Monte Carmelo ou Monte do Carmo[1] é uma montanha na costa de Israel com vista para o Mar Mediterrâneo. A grande cidade israelita de Haifa localiza-se parcialmente sobre o Monte Carmelo, além de algumas outras cidades menores, como Nesher e Tirat Hakarmel.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O seu nome deriva do hebraico Karmel, que significa "jardim", "campo fértil" ou "vinha do Senhor" (carmo significa "vinha", el significa "senhor").[2]

Importância nas religiões[editar | editar código-fonte]

Segundo a Bíblia, neste local teria se dado o duelo espiritual entre o profeta Elias e os profetas de Baal. Na ocasião, Elias teria provado, aos homens, que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus, e não Baal. Na história apresentada pela Bíblia, o Monte Carmelo é citado como o sendo o local onde Elias desconcertou os profetas Baal, levando, de novo, o povo de Israel à obediência ao Senhor.

Teria sido também no Monte Carmelo que, segundo a Bíblia, Elias teria feito descer fogo do céu, que teria consumido por duas vezes os 50 soldados com o seu capitão, que o rei Acazias tinha mandado ali para prender o profeta, em virtude de ter este feito parar os seus mensageiros que iam consultar Baal Zebube, deus de Ecrom (II Reis, capítulo 1, versículos 9 a 15).

A Bíblia ainda cita esta montanha como o local em que a mulher sunamita que perdera seu filho, foi encontrar-se com o profeta Eliseu (II Reis, capítulo 4, versículos 8 a 31) para entender a sua perda.

A montanha também é tida como o local de origem da Ordem Carmelita: ali, viviam eremitas entregues à oração e à penitência, inspirados no exemplo de vida austera de Elias. Esses eremitas, que, ali, construíram uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo, teriam dado origem à ordem e à devoção a Nossa Senhora do Carmo. Com a perseguição muçulmana no século XII, a ordem e a devoção teriam se espalhado pelo Ocidente.[3][4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Monte Carmelo (Israel)

Referências

  1. Cruz terra santa. Disponível em http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-do-carmo/37/102/#c. Acesso em 19 de maio de 2017.
  2. Últimas e derradeiras graças. Disponível em http://www.derradeirasgracas.com/4.%20Apari%C3%A7%C3%B5es%20de%20N%20Senhora/Nossa%20Senhora%20do%20Carmo.htm. Acesso em 19 de maio de 2017.
  3. Cruz terra santa. Disponível em http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-do-carmo/37/102/#c. Acesso em 19 de maio de 2017.
  4. Últimas e derradeiras graças. Disponível em http://www.derradeirasgracas.com/4.%20Apari%C3%A7%C3%B5es%20de%20N%20Senhora/Nossa%20Senhora%20do%20Carmo.htm. Acesso em 19 de maio de 2017.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Israel é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.