Charlotte Cushman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Charlotte Cushman
Charlotte Cushman
Fotografia de Charlotte em 1859.
Nascimento 23 de julho de 1816
Boston
Morte 18 de fevereiro de 1876 (59 anos)
Boston
Sepultamento Cemitério de Mount Auburn
Cidadania Estados Unidos
Cônjuge Emma Stebbins
Irmão(ã)(s) Susan Webb Cushman
Ocupação atriz de teatro
Causa da morte pneumonia
Assinatura

Charlotte Saunders Cushman (Massachusetts, 23 de julho de 1816Boston, 18 de fevereiro de 1876) foi uma atriz dos Estados Unidos que desenvolveu toda sua carreira artística no teatro.[1] Em meados de 1800, tornou-se uma das atrizes mais famosas e comentadas no mundo por suas atuações em peças de William Shakespeare.[2] Irmã da também atriz Susan Webb Cushman.

Biografia[editar | editar código-fonte]

As irmãs Cushman, Charlotte e Susan, como Romeu e Julieta em 1846.

Foi a grande responsável por fazer sua irmã Susan Webb Cushman, após esta se separar do primeiro casamento com um filho, a também virar atriz, com quem atuou na Inglaterra na segunda metade dos anos 1840 em Romeu e Julieta, de William Shakespeare, como Romeu e a irmã como Julieta, apresentação que as tornou famosas. As irmãs também encenaram juntas a peça Noite de Reis, igualmente de Shakespeare.[3]

Segundo registros da época,[3] Charlotte sem dúvidas era muito melhor atriz do que a irmã mais nova, embora esta fosse graciosa. Charlotte também trazia uma característica distinta das demais atrizes, que destacava seu talento: sua voz possuía registro de contralto completo, permitindo-a a atuar em papéis tanto masculinos quanto femininos.

Charlotte Cushman como Meg Merrilees em meados de 1800.

A carreira de atriz de Charlotte Cushman durou quatro décadas. Desde jovem, atuando em Nova Iorque, mostrava-se promissora e conseguiu se estabelecer no ofício.[3] Sua fama e prestígio em meados de 1880 devem-se sobretudo porque, além de Romeu e Julieta, ela atuou ao longo da vida em muitos outros papéis mais exigentes e densos das peças shakesperianas, como a Lady Macbeth em Macbeth e a Rainha Katherine em Henrique VIII.[2] Enquanto se apresentava em Washington, D.C., o público de Cushman incluía o presidente Abraham Lincoln e o político William H. Seward.[2]

Cushman morreu de pneumonia[4] e câncer de mama[2] em 17 de fevereiro de 1876.

Referências

  1. Clement, 1882.
  2. a b c d "Featured Acquisition: Photographic portraits of Charlotte Cushman, an important actress". Biblioteca do Congresso dos EUA. Consultado em 28/03/2021.
  3. a b c (em inglês) Dictionary of American Biography, Vol. III. Nova Iorque: Charles Scribner's Sons, 1959.
  4. (em inglês) Biografia de Emma Stebbins. Arquivada aqui no banco de dados Wayback Machine de Glbtq.com, enciclopédia biográfica. 09 de setembro de 2007. Consultado em 28/03/2021.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Charlotte Cushman
Ícone de esboço Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.