Chaveador KVM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Switch KVM

Switch KVM ou Chaveador KVM (abreviatura do inglês de: "Keyboard, Video and Mouse", tradução: teclado, monitor e mouse) é um dispositivo de hardware que permite ao usuário controlar vários computadores usando somente um teclado, monitor e mouse.[1]

Embora vários computadores estejam ligados ao KVM, realmente um número menor pode ser controlados a qualquer momento. Os dispositivos modernos também adicionaram a capacidade de compartilhar outros periféricos, como dispositivos USB e de áudio.

Tipos[editar | editar código-fonte]

O switch KVM conforme o modo de controle e acesso de um computador, pode ser dividido em dois tipos:[1]

  • Switch mono usuário: Este geralmente é utilizado em pequenas instalações, como SOHO ou escritórios remotos. Permite que uma pessoa acesse quantos computadores necessários a partir de um console KVM. Por exemplo: MasterConsole CAT MCCAT18 permite que uma pessoa acesse até 8 servidores.
  • Switch multi usuário: É utilizado em grandes instalações e data centers que necessitam de um grande número de administradores de diversos servidores. Por exemplo: O Paragon II UMT1664 permite que até 16 servidores acessem 64 servidores diferentes.

Conforme a aplicação e tecnologia, pode ser dividido em dois tipos:[1]

  • Switch analógico: Os analógicos são operados por meio de um cabo conectado diretamente do computador ao switch KVM e desse até a console de acesso. Os cabos podem ser coaxiais ou Cat5. Por exemplo: EZ-108 utiliza cabos coaxiais; MCCAT18 utiliza cabos Cat5.
  • Switch digital: Também conhecido como KVM-IP, permitem o controle dos servidores por meio de uma conexão IP e em qualquer lugar (fora da rede intranet da empresa). Os computadores ainda precisam ter uma conexão direta até o switch KVM, mas o usuário que está controlando esses computadores não precisa estar conectado diretamente ao switch KVM. Por exemplo: Dominion KX3-864 permite que até 8 usuários controlem até 64 servidores por meio de uma rede TCP/IP, além de uma pessoa com controle direto no rack.

Referências

  1. a b c «Entenda as quatro categorias de switches KVM». Docs TI Brasil. 15 de setembro de 2014. Consultado em 13 de fevereiro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chaveador KVM