The Chosun Ilbo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chosun Ilbo)
The Chosun Ilbo
Chosun IIbo Logo.svg

Logotipo do jornal
Periodicidade Diário
Formato Standard
Sede Seul, Coreia do Sul
Fundação 1920
Proprietário Chosun Ilbo Co.
Editor Kim Chang-gi
Orientação política Conservador
Idioma Coreano
The Chosun Ilbo
Nome em coreano
Hangul 조선일보
Hanja 朝鮮日報
Romanização revisada Joseon Ilbo
McCune-Reischauer Chosŏn Ilbo

The Chosun Ilbo (lit. Korea Daily News) é um dos principais jornais da Coreia do Sul. Com uma circulação diária de aproximadamente 2.200.000 exemplares, o Chosun Ilbo se comprometeu com as inspeções anuais desde que o Audit Bureau of Circulations foi estabelecido em 1993.[1] O Chosun Ilbo e sua companhia subsidiária, Digital Chosun, opera o site de notícias Chosun.com, que também publica versões web do jornal em inglês, chinês e japonês.

Chosun.com é classificação como o site de notícias coreano número um pela companhia de pesquisas de Internet Rankey.com.

História[editar | editar código-fonte]

A organização de mídia recebeu esse nome da última dinastia na história da Coreia, que é também o nome que é usado para se referir à Coreia na Coreia do Norte (ver Nomes da Coreia).

A Chosun Ilbo Establishment Union foi criada em setembro de 1919, e a empresa Chosun Ilbo foi fundada em 5 de março de 1920. O jornal criticou, e às vezes esteve diretamente oposto, as ações do governo pró-japonês durante o domínio colonial japonês (1910-1945).

Em 27 de agosto de 1920, o Chosun Ilbo foi suspenso depois que publicou um editorial criticando fortemente o uso de força excessiva pela polícia japonesa contra os cidadãos coreanos. Este foi a primeira de uma série de suspensões.

Em vinte anos desde a sua fundação, o jornal foi suspenso pelo governo japonês por quatro vezes, e seus conteúdos confiscados mais de 500 vezes antes de 1932. Por causa da falência, a propriedade mudou de mãos, e a organização de notícias caíu sob um controle mais apertado dos japoneses para se tornar uma das organizações mais influentes para colaborar com o governo colonial.

Quando a Coreia conquistou a independência em 1945, o Chosun Ilbo voltou a ser publicado depois de cinco anos e três meses de hiato.

Subsidiárias[editar | editar código-fonte]

Além de jornal diário, a companhia também publica semanalmente Jugan Chosun, mensalmente Wolgan San (lit. Montanha Mensal), e outros jornais e revistas. As subsidiárias incluem a Digital Chosun, Wolgan Chosun, Edu-Chosun, ChosunBiz e TV Chosun.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «The Asia-Pacific Perceptions Project». National Centre for Research on Europe. Christchurch, Nova Zelândia: Universidade de Canterbury 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre The Chosun Ilbo
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.