Christian Frederik Lütken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade. Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Christian Frederik Lütken
Nascimento 4 de outubro de 1827
Sorø
Morte 6 de fevereiro de 1901 (73 anos)
Cidadania Dinamarca
Ocupação botânico, naturalista, ictiólogo, professor universitário, zoólogo
Empregador Universidade de Copenhague

Christian Frederik Lütken (Sorø, 4 de outubro de 18271901) foi um naturalista dinamarquês.

Após uma carreira no exército dinamarquês até 1852, decidiu consagrar-se inteiramente à história natural, deixando o exército com o posto de primeiro- tenente. De 1856 à 1862, assumiu o posto de professor privatdozent na Universidade de Copenhague ensinando zoologia. Posteriormente, tornou-se assistente de Japetus Steenstrup (1813-1897) no Museu de Zoologia de Copenhague.

Em 1861, publicou com Johannes Theodor Reinhardt (1816-1882) um trabalho das suas observações sobre insetos e sobre os animais vertebrados com o título Bidrag til Kundskab om Brasiliens Padder og Krybdyr.

Em 1877, obteve um posto na Escola Politécnica; quatro anos depois na Universidade e, em 1885, sucedeu a Steenstrup na cátedra de zoologia. Em 1899, aposentou-se após um ataque que o deixou paralisado. Então, foi substituido na sua função por Hector Frederik Estrup Jungersen (1854-1917).

Lütken pesquisou animais vivos, exceto insetos e moluscos, principalmente os equinodermes e os peixes. O nome científico de numerosas espécies foram atribuído em sua homenagem.

Como grande pedagogo, redigiu numerosas obras sobre história natural, que se tornaram grandes sucessos.

Referências



Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.