Cine Odeon (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - Cine Odeon[1]
Fachada do Odeon em 2007
Fachada do Odeon em 2007
Uso atual Sala de cinema
Localização Praça Floriano, 7, Rio de Janeiro, RJ
Inauguração 1926
Salas de exibição 1
Capacidade 600 assentos

O Cinema Odeon, também conhecido como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro[2] e Odeon Petrobras,[3] é uma sala de cinema localizada na Praça Floriano, na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

O cine Odeon já existia desde o início do século XX (de 1909 a 1913 e de 1917 a 1918, Ernesto Nazareth tocava na sala de espera do cinema). O prédio atual do cinema, porém, só foi inaugurado em 1926, no auge dos cinemas da Cinelândia. No final do século XX, passou por restauração e reformas patrocinados pela Petrobrás (através da distribuidora BR). O cinema é de propriedade do Grupo Severiano Ribeiro e, atualmente, é administrado pelo Grupo Estação, que, em junho de 2014, anunciou que o espaço seria fechado por tempo indeterminado, muito em função das dívidas (30 milhões de reais)[4] e da falta de manutenção no edifício e em sua estrutura, que conta com uma sala de 600 lugares, além de um restaurante. Reaberto em 2015 como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - Cine Odeon, não está mais limitado apenas à exibição de filmes, mas aberto também para espetáculos, cursos, palestras etc. É o cinema do Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e Anima Mundi.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Odeom" designa um auditório que exibe espetáculos diversos. Na Grécia Antiga, o termo se referia a um espaço coberto onde se apresentavam poetas e músicos.[5]

Influência Na Cultura[editar | editar código-fonte]

O título da canção Odeon (1909), de Ernesto Nazareth, é uma referência ao cinemaː Ernesto costumava se apresentar na sala de espera do cinema.[6]

Atrações[editar | editar código-fonte]

  • Maratona
  • Sessão Cineclube
  • Cachaça Cinema Clube
  • Miscelânea Odeon

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Kinoplex. Disponível em http://www.kinoplex.com.br/salas-especiais/cine-odeon. Acesso em 10 de abril de 2016.
  2. O Globo. Disponível em http://oglobo.globo.com/cultura/filmes/reformado-cine-odeon-reabre-nesta-quarta-como-centro-cultural-16205243. Acesso em 10 de abril de 2016.
  3. Adoro Cinema. Disponível em http://www.adorocinema.com/programacao/cinema-A0339/. Acesso em 10 de abril de 2016.
  4. Cine Odeon fecha as portas na quinta-feira, por tempo indeterminado, para manutenção O Globo (Rio de Janeiro - junho de 2014)
  5. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 214.
  6. Instituto Moreira Salles. Disponível em http://www.ernestonazareth150anos.com.br/works/view/136. Acesso em 10 de abril de 2016.
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.